Pela primeira vez, montadoras e fabricantes de baterias podem agora reciclar baterias usadas ou defeituosas de carros elétricos em escala industrial usando a tecnologia laser da TRUMPF. A empresa de alta tecnologia desenvolve sistemas a laser que cortam baterias usadas com segurança e removem as matérias-primas valiosas da película da bateria. “
A reciclagem de baterias faz sentido do ponto de vista ecológico e, graças à tecnologia laser, agora também pode ser implementada economicamente. A TRUMPF conta com amplo conhecimento em soldagem e corte a laser para a produção de baterias para carros elétricos. Há anos que trabalhamos com todos os principais fabricantes de automóveis e baterias. Incorporamos essa experiência no desenvolvimento dos novos processos”, afirma Hagen Zimer, CEO de Tecnologia Laser da TRUMPF.
Um grande mercado para reciclagem de baterias de carros elétricos
Sem matérias-primas valiosas como cobalto, lítio ou níquel, atualmente não existem baterias para carros elétricos. Contudo, a extração destas matérias-primas é dispendiosa e nem sempre sustentável. Os fabricantes também têm de aceitar cadeias de abastecimento longas e incertas. Além disso, a UE exige uma taxa de reciclagem de até 90% para baterias. “A indústria, portanto, tem que reciclar em grande escala. O mercado de processos a laser para reciclagem de baterias, que está surgindo atualmente, é enorme”, diz Alexander Sauer, Chefe do Instituto Fraunhofer de Engenharia de Manufatura e Automação IPA. Só na Europa, a indústria terá de reciclar 570.000 toneladas de material de baterias anualmente a partir de 2030.
Lasers garantem altas taxas de reciclagem
Os eletrodos para novas células de bateria são criados como tiras revestidas com materiais valiosos, como cobalto e níquel. Em uma futura planta de reciclagem, os processos a laser podem remover a camada fina da folha. Os fabricantes podem coletar o precioso pó e processá-lo para novos revestimentos. Até agora, não era incomum que quilômetros de folhas revestidas acabassem como lixo.
A tecnologia laser é a única forma de garantir uma desmontagem eficiente e automatizada, por exemplo, para remover as tampas das baterias ou cortar cabos. As matérias-primas podem então ser classificadas e as células da bateria que ainda podem ser utilizadas podem ser separadas e reutilizadas diretamente. Até agora, a desmontagem das baterias dos carros elétricos era um processo manual. É trabalhoso, lento e por vezes perigoso para os trabalhadores.