Tecnologia inovadora em colagem de calçados da Henkel é uma das atrações da Feira Fimec

Foto: Divulgação – Henkel

Referência na América Latina no lançamento de soluções transformadoras para o setor coureiro-calçadista, a Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes (Fimec), que acontece entre os dias 8 a 10 de março, em Novo Hamburgo/RS, terá como uma das atrações nesta 45ª edição a apresentação de tecnologia inovadora em 3D para colagem de solados em calçados utilizando adesivo produzido pela Henkel, líder global em adesivos de alta performance.

O Technomelt PUR 2080 é uma solução adesiva exclusiva da Henkel com tecnologia de fusão a quente a base de poliuretano reativo (PUR) que qualifica o sistema automatizado de colagem de solados. Utilizando adesivo hotmelt específico para esta aplicação, o equipamento industrial mapeia as características do calçado através de leitura computadorizada em três dimensões. Após a análise digital detalhada do calçado, inicia-se o processo de colagem da sola, com a aplicação do adesivo para união completa no tênis.

Feito 100% digitalmente, o processo de colagem do calçado com o adesivo da Henkel proporciona maior adesão, maior produtividade e redução de custo total.

“Essa tecnologia em três dimensões elimina várias etapas da cadeia produtiva, como o processo de secagem. O sistema conclui com exatidão as características da superfície do calçado e aplica o adesivo de forma precisa, gerando processos otimizados, em maior escala e com menos química”, destacou Jeferson Segantini, Gerente de Vendas da Henkel.

“Aplicado 100% sólido e sem solventes, o adesivo cura com a umidade do ar, oferece melhor resistência ao calor, óleo, solvente e água e tem boa força de adesão apenas com uma única aplicação. Além disso, ao utilizarmos soluções adesivas de forma eficiente, reduzimos a pegada de carbono e com maior produtividade”, acrescentou.

Sustentabilidade e inovação

O desenvolvimento de atividades sustentáveis na indústria calçadista é um dos principais temas do Fórum Fimec, cujo mote da edição de 2022 é “A Única Que Tem Tudo Para Criar o Amanhã”.

Dentro desse contexto de produzir com maior qualidade e preocupação com o meio ambiente, a palestra “Sustentabilidade e Inovação em Adesivos”, ministrada pelos profissionais da Henkel Pedro Bueno, Gerente de Engenharia e Aplicação, e Jeferson Segantini, Gerente de Vendas, destaca as tendências de mercado e inovações.

“A tecnologia hotmelt permitiu simplificar o processo de colagem e aumentar a capacidade de produção com excelente custo-desempenho. São soluções com menos química e com maior valor sustentável”, comentou Segantini. A programação completa das palestras pode ser conferida através do site do evento.