“Tecnologia para a vida” com semicondutores: Bosch investe bilhões no mercado de chips

Foto: Divulgação Bosch

De carros e e-bikes a eletrodomésticos e bens de consumo – os semicondutores são parte integrantes de todos os sistemas eletrônicos. É a engrenagem que conduz ao mundo moderno da tecnologia. Há muito tempo, a Bosch reconheceu a importância deste dispositivo e até 2026, a empresa planeja investir mais 3 bilhões de euros em sua divisão de semicondutores como parte do programa de financiamento do IPCEI (Important Project of Common European Interest) em microeletrônica e tecnologia de comunicações. “Além de ser o futuro, a microeletrônica é vital para o sucesso de todas as áreas de negócios da Bosch, sendo uma chave mestra para a mobilidade, Internet das Coisas (IoT) e para o que chamamos de ‘Tecnologia para a vida’”, disse Stefan Hartung. 

 

Um dos projetos que a Bosch pretende financiar com este investimento é a construção de dois novos centros de desenvolvimento – em Reutlingen e Dresden – a um custo combinado de mais de 170 milhões de euros. Além disso, a empresa investirá 250 milhões de euros no próximo ano para criação de mais 3.000 metros quadrados de sala limpa em sua fábrica de semicondutores em Dresden. “Estamos nos preparando para um crescimento contínuo na demanda por semicondutores – também para o benefício de nossos clientes”, disse Hartung. “Para nós, esses minicomponentes significam um grande negócio.”

 

Promovendo a microeletrônica para aumentar a competitividade da Europa

No âmbito do European Chips Act, a União Europeia e o governo federal alemão estão fornecendo financiamento adicional para desenvolver um ecossistema robusto para a indústria de microeletrônica europeia. O objetivo é dobrar o número da Europa na produção global de semicondutores de 10% para 20% até o fim da década. O recém-lançado IPCEI em Microeletrônica e Tecnologia da Comunicação destina-se, principalmente, a promover a pesquisa e a inovação. “A Europa pode e deve capitalizar seus próprios pontos fortes na indústria de semicondutores”, disse Hartung. “Mais do que nunca, o objetivo deve ser produzir chips para as necessidades específicas da indústria europeia. E isso significa não apenas chips na extremidade inferior da nano escala.” Componentes eletrônicos usados na indústria de eletromobilidade, por exemplo, exigem tamanhos de processo entre 40 e 200 nanômetros e é exatamente para isso que as fábricas de semicondutores da Bosch são projetadas.

 

Expansão significativa da produção de chips de 300 milímetros em Dresden

O novo investimento em microeletrônicos também abre outras áreas para inovação na Bosch. “Ser um líder em inovação começa com o menor dos componentes eletrônicos: os semicondutores”, destaca Hartung. Novos campos de inovação na Bosch incluem sistemas em chip, como sensores de radar usados para realizar varreduras de 360 graus nos arredores de um veículo autônomo. Agora, a Bosch irá aprimorar estes componentes, tornando-os menores, inteligentes e mais baratos de produzir.

 

A empresa também está trabalhando para modificar ainda mais seu próprio sistema microeletromecânico (MEMS), especificamente para a indústria de bens de consumo. Atualmente, os pesquisadores da Bosch estão usando essa tecnologia para desenvolver um novo módulo de projeção que é tão pequeno que pode ser embutido na têmpora de um par de óculos inteligentes. “No intuito de consolidar nossa posição de liderança no mercado de tecnologia MEMS, também planejamos produzir nosso sensor MENS de 300 milímetros”, disse Hartung. “A produção está programada para iniciar em 2026. Nossa nova fábrica nos dará a oportunidade de produzir em escala – uma vantagem que pretendemos explorar ao máximo”.