Tecnologias Bosch permitem uso sustentável da energia

Foto: Divulgação Bosch

A Bosch está impulsionando a eletrificação das suas tecnologias e soluções para a utilização sustentável da energia, e vê o hidrogênio como chave para atender as demandas mundiais de forma favorável à neutralidade climática. A empresa apresentou tecnologias e aplicações que podem não apenas tornar a vida mais fácil, segura e conveniente, como também mais sustentável. O consumo global de energia duplicou nos últimos 50 anos – e continua a crescer cerca de 2% ao ano. Os combustíveis fósseis representam atualmente cerca de 80% do consumo global de energia. 

“A Bosch está focando em digitalização, eletrificação e no hidrogênio, para colaborar com as demandas globais em termos de energia, considerando o uso eficiente de recursos. Para um futuro com baixas emissões, estamos otimizando a utilização de fontes de energia tradicionais, impulsionando a eletrificação na mobilidade, nos edifícios comerciais e nas residências. Além disso, estamos explorando novas fontes de energia sustentável – com o hidrogênio desempenhando um papel central”, afirma Tanja Rueckert, Membro da direção mundial do Grupo Bosch.

A eletrificação já está bem avançada, particularmente no setor da mobilidade. A Bosch é uma fornecedora líder em toda a cadeia de valor da eletromobilidade – desde chips, eixos e motores elétricos até tecnologia de baterias, estações de carregamento e diversos serviços. E, uma inovação apresentada pela empresa, o estacionamento autônomo. Em uma garagem equipada com sistema de estacionamento autônomo (automated valet parking), os carros elétricos com esta nova tecnologia podem dirigir-se sozinhos até ao lugar de estacionamento disponível com ponto de recarga. Com apenas um toque num smartphone, um robô carrega a bateria sem qualquer intervenção humana. Assim que a recarga estiver concluída, o veículo manobra sem condutor para outra vaga de estacionamento, deixando o lugar livre para o próximo carro. “A combinação única de carregamento e estacionamento autônomos faz da Bosch uma pioneira no mercado”, diz Rueckert.

A Bosch está focada em um inovador material semicondutor: o carboneto de silício (SiC), um componente-chave para a mobilidade eletrificada. O desenvolvimento da eletromobilidade em todo o mundo está levando a uma grande procura por esses semicondutores especiais. Utilizando processos altamente complexos que ela própria desenvolveu, a Bosch produz chips de SiC na sua fábrica de semicondutores em Reutlingen, Alemanha, desde 2021, e está investindo atualmente mais de 1,5 mil milhões de dólares em uma nova fábrica em Roseville, Califórnia. Esta mudança fortalecerá a rede internacional de fabricação de semicondutores da empresa.

O objetivo é iniciar a produção dos primeiros chips SiC nos EUA até 2026 e, assim, aumentar em dez vezes a produção nos próximos anos. Nos carros elétricos, os chips SiC ampliam a autonomia e tornam o carregamento mais eficiente, já que as perdas de energia são até 50% menores. Além disso, estes chips também permitem que o carro viaje mais longe com uma única carga de bateria – em média, o alcance é até 6% maior do que com chips com base em silício.

Além da eletrificação, a Bosch vê o hidrogênio como uma peça-chave para atender a demanda global de energia de uma forma eficiente em termos de recursos. Além disso, como meio de armazenamento, o hidrogênio pode facilitar a utilização eficiente da energia gerada a partir de fontes renováveis. A empresa está investindo amplamente em tecnologias ao longo da cadeia de valor do hidrogênio. O foco atual está na célula de combustível móvel, que recentemente entrou em produção em grande escala em Stuttgart e está centrada no sistema powertrain para veículos pesados, inclusive, a Bosch já recebeu as suas primeiras encomendas de fabricantes de caminhões na Europa, nos Estados Unidos e na China.

A empresa também está trabalhando em componentes para um motor a hidrogênio que converte combustível diretamente em energia sem ter que primeiro o converter em eletricidade. Quando alimentado por hidrogênio verde, este motor é praticamente neutro em carbono. O motor H2 deve ser lançado ainda neste ano.