Thinknet 6G: Iniciativa cria think tank especializado no desenvolvimento de tecnologia 6G

Foto: Bayern Innovativ.

À medida que o ritmo da digitalização avança, a comunicação móvel assume o papel crucial de fornecer para toda a sociedade uma infraestrutura de comunicação de alto desempenho e disponibilidade.

Embora a tecnologia móvel 5G ainda esteja crescendo, a comunidade de pesquisa já está voltando sua atenção para a próxima geração, o 6G, que permite aplicativos com requisitos de rede significativamente maiores, como digital twins ou projetos de direção totalmente autônoma. 

Para garantir que todas as partes interessadas relevantes na Baviera estejam envolvidas na pesquisa e desenvolvimento da próxima geração de comunicações móveis desde o estágio inicial, o Ministério do Estado da Baviera para Assuntos Econômicos, Desenvolvimento Regional e Energia (StMWi) lançou a iniciativa “Thinknet 6G” no Bayern Innovativ. 

Hospedada pelo Centro de Digitalização da Baviera (Zentrum Digitalisierung.Bayern), a plataforma de cooperação conectará um ecossistema ágil de participantes da indústria, instituições de pesquisa, associações, startups e incubadoras.

A proposta do projeto é gerar um think tank especializado e uma comunidade ágil para todas as organizações e partes interessadas no desenvolvimento 6G.

O Thinknet 6G é um dos três pilares 6G que foram anunciados como parte da Agenda de Alta Tecnologia da Baviera. Os outros dois pilares serão um laboratório de pesquisa na Technische Universität München (TUM) e o financiamento de projetos conjuntos de pesquisa 6G. A iniciativa trabalhará em estreita colaboração com os outros dois pilares e também com organizações 6G no resto da Alemanha e internacionalmente.