thyssenkrupp acelera transformação verde e investe na produção de aço verde

Foto: Divulgação AHK São Paulo

A thyssenkrupp lançou as bases para investimentos de mais de 2 bilhões de euros para entrar na transformação verde. O Executive Board da thyssenkrupp AG estabeleceu no dia 8 de setembro o pré-requisito para isso liberando os recursos de capital correspondentes para a construção da primeira planta de redução direta no site de Duisburg, na Alemanha. O Supervisory Board da thyssenkrupp AG apoiou esta decisão, que continua sujeita a financiamento público.

Martina Merz, CEO da thyssenkrupp AG: “A liberação deste enorme investimento ocorre em meio à transformação da empresa, em um ambiente também extremamente desafiador para todos, rápida contribuição para a transformação verde – também no que diz respeito ao aço. Este é mais um passo para nosso time na Steel Europe, para nossos parceiros e para a região do Ruhr. Nesta região, temos tudo o que é necessário para uma transformação verde bem-sucedida . É por isso que a região do Ruhr está desempenhando um papel de liderança na virada energética. Estamos firmemente convencidos disso, e isso também é confirmado por este investimento, que anuncia uma nova era para a produção de aço na região do Ruhr.”

Bernhard Osburg, Presidente do Executive Board da thyssenkrupp Steel Europe AG: “Com a decisão de hoje, continuamos a definir o ritmo em nosso caminho para uma produção de aço verde. A primeira planta de redução direta com fundição downstream fornecerá aos nossos clientes mais de 2 milhões de toneladas métricas de aço premium com baixo teor de CO2 por ano no futuro próximo, significativamente mais do que o planejado anteriormente, reafirmamos nosso objetivo de desempenhar um papel de liderança na competição pelos mercados de aço verde do futuro. Além disso, estamos cumprindo nossa responsabilidade social e já reduziremos as emissões de CO2 de nossa produção em cerca de 20% na primeira etapa. Isso já é 5% das emissões de gases de efeito estufa da região do Ruhr. Nosso projeto de transformação tkH2Steel® é a chave para isso.”

tkH2Steel: transformação eficiente no site de Duisburg

Com capacidade de 2,5 milhões de toneladas de ferro reduzido direto, a primeira planta será maior do que o planejado inicialmente. Dessa forma, a thyssenkrupp está acelerando o início da produção de aço com baixo teor de CO2 e dando uma importante contribuição para alcançar as metas climáticas nacionais e europeias. Ao mesmo tempo, a crescente demanda por aço verde está sendo levada em consideração e o ramp-up da economia do hidrogênio está sendo acelerado.

Como parte de seu projeto de transformação tkH2Steel®, a thyssenkrupp Steel desenvolveu um conceito inovador e tecnologicamente líder para a descarbonização da produção de aço. Os altos-fornos a carvão serão substituídos por usinas de redução direta movidas a hidrogênio. O ferro ali produzido, que terá sido diretamente reduzido com hidrogênio, será liquefeito pela primeira vez em unidades de fundição downstream, especialmente desenvolvidas para produzir ferro quente de alta qualidade. Todas as etapas de produção subsequentes podem ocorrer na estrutura da planta existente, incluindo as siderúrgicas, permitindo assim uma transformação eficiente. No novo conceito de planta, todo o portfólio de produtos premium pode ser produzido com baixas emissões de CO2 sem comprometer a qualidade.