thyssenkrupp adquire certificado internacional de energia renovável I-REC para planta automotiva de São Paulo

Foto: Divulgação thyssenkrupp

A divisão Springs & Stabilizers da thyssenkrupp, especializada em molas e barras estabilizadoras para veículos, acaba de adquirir o certificado I-REC (International Renewable Energy Certificate) para a fábrica situada em São Paulo (SP). Dessa forma, a empresa comprova que 100% da energia elétrica consumida na planta no ano fiscal 2022/2023 (outubro de 2022 a setembro de 2023) foi proveniente de fontes renováveis de energia. A certificação contribui para a redução das emissões de escopo 2, aquelas relacionadas ao consumo de energia.

O I-REC garante a origem e a qualidade da energia elétrica renovável utilizada por uma organização. “Essa conquista representa um importante passo para a thyssenkrupp, pois demonstra seu comprometimento em reduzir as emissões de gases de efeito estufa e contribuir para a preservação do meio ambiente”, declara Alessandro Alves, CEO da Divisão Springs & Stabilizers da thyssenkrupp para o Brasil. “O I-REC nos coloca em vantagem competitiva no mercado automotivo, nos posicionando como um parceiro confiável para nossos clientes, que cada vez mais buscam soluções sustentáveis e inovadoras”, acrescenta.

Globalmente, a thyssenkrupp assumiu o compromisso de se tornar neutra em carbono até 2050. Nesse contexto, foram estabelecidas outras metas, que incluem a redução de cerca de 30% nas emissões diretas de CO2 relacionadas aos processos produtivos e à energia utilizada (escopos 1 e 2), além da diminuição de 16% das emissões indiretas – na cadeia de valor da empresa (escopo 3) – até o ano de 2030. Os objetivos estabelecidos pelo grupo foram analisados e avaliados pela Science Based Targets (SBTi), que os classificou como diretrizes alinhadas às metas estabelecidas pelo Acordo de Paris, em 2015.

Como resultado de toda sua estratégia de sustentabilidade e contribuição para redução das emissões, a thyssenkrupp tem sido reconhecida pela organização internacional Carbon Disclosure Project (CDP) como uma das empresas líderes mundiais em proteção climática por sete anos consecutivos, sendo uma das 330 companhias internacionais presentes na “A-List 2022” de proteção climática da entidade.

Presente no Brasil desde 1967, a divisão Springs & Stabilizers da thyssenkrupp possui uma linha completa de fabricação de molas helicoidais, feixes de molas, barras estabilizadoras e barras de torção, conquistando posição de vanguarda no mercado junto a clientes na indústria automotiva, exportação e mercado de reposição.

A unidade de negócios conta com duas plantas no Brasil. A primeira, localizada em São Paulo (SP), tem sua produção voltada ao mercado de ônibus, caminhões e comerciais leves. No portfólio dessa fábrica destaca-se a produção de feixe de molas trapezoidais, feixe de molas parabólicas, barras estabilizadoras pesadas e barras de torção, além de grampos e stabilinkers. A segunda unidade iniciou as suas operações em 1999 e está localizada em Ibirité (MG). Sua produção está voltada a componentes destinados a veículos de passeio e comerciais leves, tais como molas helicoidais e barras estabilizadoras leves.

Em seus mais de 50 anos de atuação no mercado de molas e barras estabilizadoras, a thyssenkrupp estabeleceu parcerias com praticamente todas as grandes montadoras do país, além de atuar no segmento de reposição por meio de uma ampla rede de distribuidores espalhados por praticamente todo o território nacional.