A divisão Steering da thyssenkrupp, responsável pela produção de colunas e sistemas de direção para carros, vem investindo em novas tecnologias com o objetivo de aumentar os níveis de produtividade e qualificar ainda mais suas operações por meio da digitalização de seus processos. A unidade, que está instalada há mais de 20 anos em São José dos Pinhais (PR), possui um vasto portfólio de soluções de direção e é uma das unidades da thyssenkrupp mais avançadas em aspectos e características relacionadas à Indústria 4.0.
Atualmente, toda a linha de produção da unidade já está automatizada. Cabe ao operador a função estratégica de controlar, retirar peças e realizar inspeção visual antes do transporte para os clientes. Parte dessa tecnologia também permite a coleta de dados em tempo real, com controle minucioso de parâmetros do processo. Com apenas um smartphone, as equipes da thyssenkrupp na Alemanha podem acompanhar, minuto a minuto, o desempenho das máquinas no Brasil. Caso seja necessário, a manutenção pode ser feita de forma remota.
A mais recente inovação no processo produtivo da unidade é o sistema de atendimento remoto com realidade aumentada, composto por uma série de ferramentas que permitem o acompanhamento em tempo real de cada etapa operacional. Por meio de óculos e câmeras monoculares integradas a sistemas remotos, os colaboradores podem compartilhar imagens e se comunicar com as equipes de análise de componentes por meio de um controle de voz, eliminando a necessidade de longas viagens para solucionar problemas.
Além da transmissão imediata de dados e informações presentes em determinado equipamento da planta, a tecnologia permite a realização de anotações direcionadas com símbolos e ponteiros, de forma a possibilitar diagnósticos e orientações com mais precisão. Os atendimentos prestados também podem ser registrados, para que os profissionais envolvidos na análise possam utilizar as imagens e orientações sugeridas quantas vezes for necessário.
Os operadores dos óculos também usufruem de ganhos significativos em produtividade e qualidade de trabalho, pois ficam com as mãos livres para agir durante o atendimento. A execução do serviço ocorre de forma mais rápida e assertiva, reduzindo significativamente a necessidade de correções e retrabalhos. Outra vantagem da tecnologia é evitar o uso de papel.
“O investimento em inovação em nossa planta, como os óculos de realidade aumentada e outras iniciativas de digitalização, se reflete em maior produtividade, pois conseguimos antecipar a manutenção das máquinas e utilizar todo o seu potencial de produção. Mas vai muito além disso, pois também contribui para aumentar o nível de segurança de nossos colaboradores e garantir a entrega de produtos com os mais elevados níveis de qualidade aos nossos clientes da indústria automotiva”, enfatiza Conrado Gomes, Diretor Geral da thyssenkrupp Steering para o Brasil.