thyssenkrupp Uhde construirá fábrica de amônia azul de escala global no Catar

Foto: Divulgação thyssenkrupp

A thyssenkrupp Uhde fechou um novo contrato com a Qatar Fertilizer Company (QAFCO) para fornecer serviços de engenharia, suprimentos, construção e comissionamento de uma planta de amônia azul de escala global. Com conclusão prevista para o primeiro trimestre de 2026, o projeto é realizado em consórcio com a Consolidated Contractors Company (CCC), uma empresa de construção líder no Oriente Médio. Graças à tecnologia de síntese de amônia da uhde, a planta de trem único terá capacidade recorde de 3.500 toneladas/dia. Isso reforça ainda mais a forte posição da thyssenkrupp Uhde no mercado de projetos de “mega escala.”

“A thyssenkrupp tem um relacionamento comercial de longa data com o Qatar, e nós tivemos o prazer de assinar este novo contrato. Com nossa comprovada experiência em tecnologia e inovação, estamos lançando as bases para soluções sustentáveis em conjunto com nossos clientes”, afirma Martina Merz, CEO da thyssenkrupp AG.

A parceria também é exaltada por Cord Landsmann, CEO da thyssenkrupp Uhde. “A confiança contínua de nossos clientes mostra claramente que podemos fornecer soluções para a crescente demanda por amônia limpa, seja azul ou verde, seja como fertilizante ou como meio de transporte para hidrogênio. Com nossa comprovada tecnologia de uhde dual pressure®, podemos produzir amônia limpa em grandes quantidades e estamos muito orgulhosos de ser parceiros da QatarEnergy e da QAFCO neste projeto. Nós estamos prontos para a transformação verde”, explica.

Tecnologias líderes para redução de emissões em toda a cadeia de valor

A thyssenkrupp Uhde tem mais de 100 anos de experiência em engenharia e construção de plantas químicas, totalizando mais de 2.500 projetos do gênero. Entre as 130 plantas de amônia construídas estão algumas das maiores do mundo, frequentemente estabelecendo novos padrões da indústria, como a tecnologia uhde dual pressure®.

Além da indústria de fertilizantes, a thyssenkrupp Uhde também visa o mercado de energia limpa com suas tecnologias de amônia limpa e também está completando a cadeia de valor oferecendo soluções de armazenamento de amônia e craqueamento de amônia, contribuindo com a transição para energia limpa.