thyssenkrupp Uhde fornece planta de metanol verde e metanol para ENOWA

Foto: Freepik

A thyssenkrupp Uhde assinou um contrato com a ENOWA, empresa de energia e água do projeto NEOM, para serviços de engenharia e fornecimento de equipamentos para nova planta de demonstração de CO2-to-methanol e methanol-to-gasoline no Centro de Inovação e Desenvolvimento de Hidrogênio (HIDC) da ENOWA, na Arábia Saudita. A planta é um empreendimento conjunto da ENOWA e da Aramco e usará o processo uhde green methanol® e o processo de metanol para gasolina em leito fluidizado da ExxonMobil. A planta produzirá 12 toneladas de metanol e 35 barris de gasolina por dia.

O metanol produzido a partir do hidrogênio e do dióxido de carbono pode ser utilizado como transportador de energia, transportador de hidrogênio e diretamente como combustível para transportes, bem como uma forma de armazenar energia elétrica gerada a partir de energias renováveis. Também pode ser utilizado como matéria-prima sustentável na indústria química para uma vasta gama de produtos, incluindo biodiesel, agentes de branqueamento para celulose, plásticos, tintas e vernizes, materiais de construção, vestuário, produtos farmacêuticos e desinfetantes.

Dr. Cord Landsmann, CEO da thyssenkrupp Uhde GmbH: “Estamos muito orgulhosos que a NEOM tenha escolhido a thyssenkrupp Uhde para fornecer a planta devido ao nosso processo uhde green methanol® e experiência. Esta é claramente mais uma prova de que nossa tecnologia e conhecimento são facilitadores da transformação verde.”

Guido Daniel, Diretor Executivo da Unidade Operacional Petroquímica & Polímeros: “Este projeto é um marco para a proteção climática, pois é a primeira referência para o processo que viabiliza combustíveis e produtos químicos renováveis. Estamos extremamente satisfeitos por fornecer esta inovação à ENOWA e ao mundo, e contribuir para a redução das emissões globais. E isso é apenas o começo.”

Roland Kaeppner, Diretor Geral de Hidrogênio e Combustíveis Verdes da ENOWA: “Valorizamos a cooperação tecnológica com a thyssenkrupp Uhde e sua riqueza em expertise e tecnologias na condução de uma futura economia de combustíveis verdes. A fábrica será uma parte fundamental do nosso Centro de Inovação e Desenvolvimento de Hidrogênio e produzirá e-Metanol e e-Gasolina até ao final de 2025, que serão utilizados para diversas aplicações, como automobilismo, energia off-grid e para transporte de hidrogênio.”

A tecnologia para a produção de metanol a partir de dióxido de carbono e hidrogênio é uma tecnologia fundamental para a proteção climática. Ao saltar de fontes de energia fósseis para fontes de energia renováveis e utilizar o dióxido de carbono capturado para a produção de diversos produtos, as emissões de CO2 podem ser significativamente reduzidas ou evitadas. A conversão direta de dióxido de carbono em metanol utilizando hidrogênio é particularmente conveniente.