thyssenkrupp vai instalar usina de eletrólise da água no Canadá para a Hydro-Québec produzir hidrogênio verde

Foto: Divulgação thyssenkrupp

A divisão de produtos de hidrogênio verde da thyssenkrupp Uhde Chlorine Engineers conquistou o contrato de engenharia para instalar uma planta de eletrólise da água de 88 megawatts (MW) para a empresa canadense de energia Hydro-Québec, após concluir com sucesso um estudo de viabilidade. A Hydro-Québec, uma empresa estatal, é um dos maiores fornecedores de energia hidrelétrica da América do Norte devido aos vastos recursos desse tipo de energia na província de Quebec.

A usina de eletrólise da água será construída na cidade de Varennes, Quebec, e deverá produzir 11.100 toneladas métricas de hidrogênio verde anualmente. Tanto o hidrogênio quanto o oxigênio, subprodutos do processo de eletrólise, serão usados em uma fábrica para produzir biocombustíveis a partir de resíduos para o setor de transporte.

Com capacidade de 88 MW, a planta será uma das primeiras e maiores instalações de produção de hidrogênio verde do mundo. O comissionamento está programado para o fim de 2023.

“Este projeto é um bom exemplo de como é importante a integração entre o acesso seguro à energia renovável competitiva e o uso de tecnologia em escala para a produção de hidrogênio”, diz Sami Pelkonen, CEO da unidade de negócios Chemical & Process Technologies da thyssenkrupp. Denis Krude, CEO da thyssenkrupp Uhde Chlorine Engineers, acrescenta: “Quebec como região e a Hydro-Québec como cliente oferecem pela primeira vez as condições ideais para instalação da nossa tecnologia de eletrólise da água em escala multi-megawatt”.

A eletrólise da água é a tecnologia-chave para descarbonizar a indústria, já que, até hoje, é a única tecnologia em escala para a produção do hidrogênio verde. As matérias-primas verdes só se tornam economicamente viáveis se forem produzidas e utilizadas em escala industrial, pois é a única maneira pela qual os efeitos de escala se refletem em uma melhor estrutura de custos. A tecnologia de eletrólise da água da thyssenkrupp viabiliza os maiores módulos padrão do mundo, que podem ser facilmente combinados para atingir capacidades nas faixas de multi-megawatts e gigawatts.

“Com a expansão de nossa cadeia de fornecimento anual para um gigawatt, nossos grandes módulos-padrão e a presença global de nossa empresa como fornecedora EPC, já temos uma posição inicial ideal em um mercado que está se tornando mais dinâmico”, afirma Christoph Noeres, head de hidrogênio verde da thyssenkrupp Uhde Chlorine Engineers.

Saiba mais sobre a tecnologia de eletrólise da água da thyssenkrupp.