thyssenkrupp vende unidade de mineração para FLSmidth e segue com a transformação do grupo

Foto: Divulgação thyssenkrupp

A thyssenkrupp anunciou no dia 29 de julho a venda da sua unidade Mining Technologies para a empresa dinamarquesa FLSmidth, alcançando mais um marco importante no realinhamento iniciado no grupo. O valor da empresa é de €325 milhões. A transação está sujeita à aprovação das autoridades. A conclusão da operação está prevista para os próximos 12 meses.

O negócio de mineração foi alocado no segmento Multi Tracks em outubro de 2020, com o objetivo de encontrar um novo proprietário. Com a venda, a thyssenkrupp está realizando o desinvestimento, com sucesso, da primeira grande empresa do portfólio nesse segmento. A unidade de negócios emprega atualmente cerca de 3.400 pessoas e gerou vendas de cerca de €800 milhões no ano fiscal 2019/2020. A venda é um passo importante na transformação iniciada no grupo e no foco do portfólio. O objetivo é transformar a thyssenkrupp em um “grupo de empresas” de alto desempenho com negócios independentes, uma holding enxuta e com foco na melhoria sistemática de todos os negócios.

“O sucesso da venda do negócio de mineração mostra que estamos avançando intensamente na transformação da thyssenkrupp e alcançando resultados importantes dia após dia, mas ainda não atingimos nosso objetivo. O princípio de “desempenho em primeiro lugar” continua sendo aplicado. Precisamos retomar o fluxo de caixa positivo o mais rápido possível. A venda da unidade Mining Technologies é uma contribuição importante para isso”, afirma Martina Merz, CEO da thyssenkrupp AG.

“Ao mesmo tempo, estou satisfeita por termos encontrado um novo proprietário muito bom na FLSmidth. A companhia apresentou uma estratégia de negócios convincente e uma visão clara aos negócios da mineração. Isso dará aos nossos colaboradores perspectivas atraentes e foi extremamente importante para nós na negociação da venda”, completa Martina.

A parceria com a FLSmidth, uma empresa listada da Dinamarca e uma das principais fornecedoras de tecnologias para as indústrias de mineração e cimento do mundo, criará uma forte atuação, com presença global e soluções de ponta ao longo de toda a cadeia de valor do negócio de mineração. Um foco particular são as tecnologias verdes que podem reduzir significativamente o consumo de recursos e emissões na indústria da mineração. A FLSmidth também tem uma grande competência na aquisição de empresas e tem se mostrado muito bem-sucedida na integração dessas companhias.

“Os negócios de mineração da thyssenkrupp são um complemento ideal para a FLSmidth. Estamos particularmente impressionados com a capacidade, experiência e reputação dos colaboradores da thyssenkrupp, especialmente em projetos e produtos. A grande base global oferece ótimo potencial para os serviços e pós-venda. Temos modelos de negócios semelhantes, compartilhamos um forte foco em sustentabilidade e digitalização, e nossa cultura corporativa é uma boa combinação. Como resultado, estou ansioso para combinar nossos pontos fortes, pois estou convencido de que, juntos, desempenharemos um papel de liderança na definição de um futuro de zero emissão para a indústria de mineração e na criação de crescimento sustentável para nossos clientes, funcionários e acionistas”, afirma Thomas Schulz, CEO da FLSmidth.