TK Elevator apresenta nova geração da solução digital AGILE Antecipação de Chamadas

Foto: Divulgação TK Elevator

Na busca por soluções que proporcionem uma experiência cada vez mais alinhada com as necessidades dos passageiros, a TK Elevator, uma das líderes globais de mercado e inovação da indústria de elevadores, apresenta ao mercado a nova geração do AGILE – Antecipação de Chamadas, solução digital que impacta diretamente no tempo de espera e de viagem do elevador.

Desenvolvido para atender os edifícios com grande fluxo de pessoas, o produto amplia a capacidade de tráfego dos elevadores, diminuindo as filas de espera, o tempo de deslocamento e proporcionando economia de energia para o edifício. “A evolução passa pela interação entre o usuário e o elevador, algo que já acontece, mas que vai ganhar mais recursos para que a viagem de elevador seja uma experiência inovadora, mas que atenda às necessidades de quem usa nossos equipamentos”, afirma Eduardo Caram, Head de Obras Novas e Modernização da TK Elevator para a América Latina.

A partir de algoritmos inteligentes, o AGILE – Antecipação de Chamadas direciona os passageiros para o elevador que os levará ao seu destino com o menor tempo de viagem. A chave está na forma de chamar o elevador: primeiro o passageiro informa o andar que deseja ir antes de entrar no elevador, com essa informação, o sistema cruza os dados de operação dos elevadores do edifício e indica qual equipamento irá atendê-lo o mais rápido possível. Além disso, o sistema consegue agrupar no mesmo elevador as pessoas que vão para o mesmo andar ou próximos, reduzindo o número de paradas com mais assertividade.

A interface com os passageiros é feita por meio de um terminal que reúne todas as informações sobre a operação dos elevadores. Com um design mais arrojado, linhas mais suaves e clean, o terminal se ajusta a diferentes ambientes, integrando a decoração do lobby. Além disso, o layout da tela é totalmente customizável, de acordo com as necessidades estéticas e funcionais de cada empreendimento. A TK Elevator desenvolveu diferentes opções de cores, imagens, tamanhos dos números e letras que podem ser editadas para um design exclusivo, além de novos temas que já saem de fábrica para a escolha do cliente.

Chamada sem botões

Na forma convencional de chamar o elevador, primeiro o passageiro aperta o botão, espera para entrar no primeiro que chegar e depois seleciona o andar de destino no painel. Assim, as pessoas que vão para andares distintos utilizam o mesmo elevador que precisa ir parando, andar por andar, para atender a todos os chamados registrados.

Em edifícios que recebem um grande volume de pessoas diariamente, o método tradicional impacta diretamente na mobilidade das pessoas e na qualidade de vida, pois o tempo perdido poderia ser usado para outras tarefas importantes.
Ao mudar a forma convencional de chamar o elevador, o AGILE – Antecipação de Chamadas consegue reduzir o tempo de espera em até 25%, além de proporcionar ao condomínio economiza energia elétrica no final do mês, porque não há desperdício com idas e vindas desnecessárias de chamadas interrompidas ou desistências.

Para facilitar a operação, foram desenvolvidos três formatos de terminal: o pedestal para o hall de entrada dos elevadores; o fixado na parede, que fica nos pavimentos, e o modelo integrado às catracas, que tem um tamanho menor e é um item também de segurança, pois quando o passageiro desliza o cartão de acesso no leitor, o sistema identifica quem ele é e seu andar de destino.

As vantagens dessa solução também são aplicadas em elevadores já em operação, que podem passar por um processo de modernização para melhorar o atendimento aos usuários e agregar novas tecnologias. A TK Elevator tem uma área de Modernização exclusiva para atender a essas demandas, independente da marca do elevador.