TK Elevator imprime soluções inovadoras para a mobilidade do Moinho Recife Business & Life, em Pernambuco

Foto: Divulgação TK Elevator

Os futuros ocupantes do Moinho Recife Business Life, em construção no Recife Antigo (PE), vão se surpreender com os elevadores da TK Elevator. O empreendimento será um dos primeiros a operar com o AGILE Mirror, tecnologia inovadora que cria uma nova experiência de conexão entre o elevador e os passageiros.

A solução disruptiva permite que o passageiro, enquanto o elevador se desloca até o seu andar, leia um feed de notícias, verifique a previsão do tempo, a temperatura e acompanhe um comunicado do edifício, conteúdo que pode ser customizado pelo condomínio. A transformação está por trás do espelho que não reflete apenas a imagem de quem entra no elevador, mas também uma tela multimídia com opções de funcionalidades, a partir de opções de comando e entretenimento que transformam o sobe e desce em uma viagem surpreendente.

Para as três torres comerciais que contemplam a primeira fase do Moinho Recife, já em obras, serão dez elevadores, sendo sete panorâmicos. A TK Elevator também vai instalar quatro equipamentos no edifício garagem, totalizando 14 elevadores para essa etapa.

O projeto é da Revitalis Incorporações Imobiliárias e tem a assinatura dos arquitetos Bruno Ferraz e Roberto Montezuma, responsáveis pela obra de revitalização do antigo moinho de trigo, que será transformado em um empreendimento multiuso que unirá trabalho, moradia, serviços e entretenimento em um só lugar.

A construção ocupará 52 mil m² distribuídos em seis blocos para espaços corporativos, apartamentos residenciais, lojas e rooftop e ainda contará com praça elevada, mirante, telhados verdes e jardins verticais. O edifício garagem terá 591 vagas de estacionamento rotativas. A 1ª fase da construção contempla os três edifícios comerciais com salas menores até lajes corporativas com quase 3 mil m², salas de reuniões, de convenções e auditório

Soluções inovadoras em mobilidade

Sem perder as raízes históricas, o projeto também será uma referência em tecnologia, com destaque para os elevadores que vão conectar os passageiros com soluções inovadoras em mobilidade. Essa proposta é ainda mais acentuada por uma particularidade: o Moinho Recife integra o bairro onde funciona um dos maiores ecossistemas tecnológicos do Brasil, o Porto Digital, o que ratifica o compromisso do empreendimento na oferta de mais dinamismo e flexibilidade.

Além da inovação do AGILE Mirror, a conexão entre o elevador e o usuário já começa no hall de entrada com o sistema AGILE Antecipação de Chamadas que gerencia o tráfego dos elevadores, direcionando os passageiros para o elevador que os levará ao seu destino com o menor tempo de viagem; o que melhora a eficiência do tráfego e reduz o consumo e energia do edifício. O registro da chamada é feito em terminais instalados nos pavimentos e no térreo e os passageiros são automaticamente informados sobre qual elevador vai atendê-los, a partir de um software que cruza as informações de tráfego e destino dos elevadores para que as pessoas sejam atendidas com agilidade.   

Além de melhorar a experiência de viagem do passageiro, a plataforma AGILE torna os edifícios mais eficientes através do AGILE Gestão de Elevadores que disponibiliza várias funções que podem ser configuradas tais como programação dos elevadores para áreas específicas em horários de alto tráfego, desativação dos equipamentos em horários de baixa demanda para economia de energia; exibição de relatórios estatísticos com gráficos de desempenho, entre outras.

Os elevadores do Moinho Recife também estarão conectados ao MAX, primeira solução de manutenção preditiva para elevadores do mundo, que coloca o empreendimento em um novo patamar de serviços, a partir das soluções de Internet das Coisas (IoT) e inteligência artificial para ampliar a disponibilidade do elevador e a mobilidade nas grandes cidades.  A partir do monitoramento remoto dos dados dos elevadores – que são coletados em tempo real e enviados à nuvem – é possível detectar falhas nos equipamentos antes que causem a paral isação dos mesmos, com base em programas de softwares exclusivos.

Com o MAX, as pessoas que frequentarem as torres comerciais do projeto poderão se conectar aos elevadores do prédio garagem de forma remota com o AGILE Mobile, solução que a TK Elevator acaba de lançar, e que permite chamar o elevador da tela do smartphone, por meio do aplicativo TKE Digital.  A solução faz parte dos pacotes de serviços digitais do MAX, disponíveis para elevadores novos ou existentes, que ampliam o alcance de tecnologias inovadoras aplicadas na melhoria da mobilidade urbana.