TK Elevator lança EOX, um elevador ecoeficiente e digital

Foto: Divulgação TK Elevator

A TK Elevator está lançando no Brasil o EOX, a nova plataforma de elevadores da marca. O novo elevador foi desenhado para evoluir digitalmente de acordo com as necessidades dos clientes, proporcionando economia de energia e agregando novas experiências de conectividade e segurança aos passageiros.

O EOX reúne recursos e especificações premium que agora estão disponíveis como padrão de fábrica e integrados num único produto. O novo elevador foi projetado para oferecer aos clientes soluções de sustentabilidade e digitalização.

“Para a TK Elevator, o EOX representa uma mudança no valor que passamos a oferecer aos nossos clientes, a partir de uma plataforma única de elevador que representa a fusão das mais recentes tecnologias digitais e de economia de energia. Contribuindo com a eficiência energética dos edifícios e transformando digitalmente o elevador, queremos proporcionar novas soluções para quem projeta, constrói, administra e se movimenta pelos edifícios em nossas cidades”, atesta Paulo Manfroi, CEO da TK Elevador para a América Latina.

Elevador ecoeficiente

A TK Elevator tem o compromisso de atingir emissões zero de carbono até 2050. O foco na sustentabilidade foi integrado ao design do EOX que é mais leve do que um elevador convencional, pois o uso de materiais foi pensado para otimizar a produção sem perder a qualidade e segurança. Além disso, seus componentes foram projetados para economizar energia e reduzir a pegada de carbono no processo de produção, garantindo ao produto a classificação A de eficiência energética.

Outros recursos também garantem a eficiência energética do elevador, como o sistema regenerativo que representa uma economia de 28% de energia para o edifício, ao devolver parte da energia não utilizada durante a operação do elevador para a rede do edifício. Isso acontece quando o elevador sobe com a cabina abaixo da metade da sua capacidade ou quando desce com acomodação superior a 50%.

O EOX possui ainda um recurso exclusivo para o segmento residencial – o modo ecológico. Durante os períodos de baixo tráfego, a velocidade e a aceleração do elevador são reduzidas para economizar a energia do sistema. A redução automática pode ser ajustada de acordo com o padrão de tráfego de cada edifício.

E para uma avaliação mais precisa do impacto ambiental do produto, os clientes terão acesso aos relatórios de desempenho e sustentabilidade do elevador, assim como à análise do ciclo de vida (ACV) do EOX, por meio da declaração EPD (Enviromental Product Declaration).

Conexões digitais

Desenvolvido em conjunto com dois players líderes em soluções voltadas à computação na nuvem e hardware de alto desempenho – Microsoft e NVIDIA -, o EOX já sai de fábrica com um conjunto abrangente de recursos para uma expansão digital no futuro.

Desta forma, o EOX  proporciona novas experiências para os passageiros. Começando pela forma de chamar o elevador usando o smartphone, a partir do AGILE Mobile. A conexão com o elevador é feita via App da TK Elevator. O elevador também possui um display que pode ter o conteúdo e tela configurados pelo edifício de forma simples pelo AGILE Management Center que a TK Elevator disponibiliza aos clientes.

Em termos de segurança, a partir de soluções integradas de Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (IA), o EOX oferece um sistema de emergência digital pelo qual os passageiros poderão realizar chamadas remotas diretamente para a central de atendimento da empresa. Demais funções também poderão ser habilitadas, uma vez que o EOX já possui tecnologia e sensores de fábrica para aplicações futuras.

Para os administradores de condomínios, o EOX vem de fábrica com o MAX, solução de manutenção preditiva baseada na nuvem, integrada direto no painel de comando. Ao analisar os dados de desempenho do elevador em tempo real, a tecnologia oferece informações sobre a “saúde” do elevador que podem ser utilizadas para a tomada de decisões, evitando a paralisação do equipamento, entre outras soluções. Como parte da evolução digital, a manutenção inteligente via MAX no futuro poderá ser realizada sem a intervenção física.