Transformação digital dos serviços de resgate será tema principal da INTERSCHUTZ 2022

Foto: Divulgação INTERSCHUTZ

Entre os dias 20 e 25 de junho de 2022, a INTERSCHUTZ, a feira líder mundial de serviços de segurança, resgate, combate a incêndios e proteção civil voltará a acontecer presencialmente, em Hannover. Agora no formato híbrido, a próxima edição da feira terá como tema principal “Equipes, táticas, tecnologia – proteção conectada com resgate” e focará principalmente no uso de soluções digitais inovadoras.

Os desafios econômicos, ecológicos e políticos atuais exigem novas abordagens e soluções. Além do avanço das mudanças climáticas e o consequente aumento dos desastres naturais, a pandemia e emergências humanitárias causadas por conflitos políticos também têm feito com que empresas e a sociedade civil se adaptem a essas mudanças. Por compreender que as tecnologias digitais estão se tornando cada vez nesse contexto, a INTERSCHUTZ 2022 se concentrará especificamente na transformação digital.

Segundo o Gerente de Projetos da feira, Bernd Heinold, a INTERSCHUTZ está visando dois aspectos cruciais para o presente e o futuro: o uso de soluções digitais inovadoras, mas também a cooperação entre os diversos players e instituições. “Em ambos os casos, a palavra-chave é networking“, disse. “A digitalização mudou fundamentalmente todas as áreas da nossa vida e isso também se aplica à prevenção de riscos global – desde os bombeiros até os serviços de resgate e controle de desastres.”

Pela primeira vez, a feira dedicará uma sala separada ao tema da digitalização. No Hall 16, empresas e instituições de pesquisa apresentarão soluções para a criação de redes digitais de conexão de sistemas com os atores. Um dos exemplos das possibilidades de aplicação digital é um robô de resgate será exibido durante a INTERSCHUTZ.

Também novo é o “Smart Public Safety Hub” no centro do Hall 16, onde várias empresas mostrarão cenários interdisciplinares de aplicação conjunta, como o uso de drones para avaliar a situação ou apoiar as forças de resgate ou a comunicação entre um veículo de combate a incêndios posicionado no exterior da feira, mas com o centro de controle presente dentro do Hall.

Adicionalmente, o novo espetáculo especial “Future Trends in Public Safety” apresentará as futuras megatendências tecnológicas, organizacionais e sociais em segurança civil.

Na INTERSCHUTZ 2022 não são apenas as soluções dos expositores que são digitais, mas também os formatos dos eventos: pela primeira vez, visitantes e expositores terão a oportunidade de vivenciar diferentes cenários de perto uma combinação de apresentação real e virtual. Com a ajuda da moderna tecnologia de mídia, os participantes serão integrados à apresentação que simula acidentes gerais, como desastres cotidianos.

Outra novidade é a INTERSCHUTZ Digital Conference, que será transmitida durante três dias (21 a 23 de junho) e dará a oportunidade de os visitantes participarem da feira de forma remota. Como no Fórum INTERSCHUTZ no salão 26, o programa abrangerá todos os tópicos importantes da indústria, incluindo a eletrificação de veículos de emergência. O idioma da conferência digital é o inglês.

Sobre a INTERSCHUTZ

A INTERSCHUTZ é a feira líder mundial de serviços de segurança, resgate, combate a incêndios e proteção civil. O evento reúne os principais players, além das tecnologias e tendências emergentes do mercado. Durante seis dias de exibição, a feira conta com mais de mais de 1.500 expositores de aproximadamente 50 países e mais de 157 mil visitantes.

*A Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo, representante oficial da feira no Brasil, oferece o suporte necessário para sua participação. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail mebds@ahkbrasil.com.