O Grupo TRATON continuou a crescer em 2018. Com vendas de 233.000 veículos das marcas MAN, Scania e Volkswagen Caminhões e Ônibus, a TRATON superou em 14% os resultados do ano anterior. Este foi o maior volume alcançado pelo Grupo desde a sua criação em 2015. Tamanho avanço foi parcialmente impulsionado pelo crescimento robusto na Europa e pela demanda acentuada e crescente no Brasil.
O crescimento foi dinâmico nos primeiros seis meses de 2018, porém houve ligeira queda no segundo semestre, chegando a 10% no quarto trimestre de 2018. “As metas de crescimento foram plenamente alcançadas”, afirmou Andreas Renschler, CEO da TRATON e membro do Conselho de Administração da Volkswagen AG. “O sucesso foi impulsionado por produtos excelentes, boa proximidade com o cliente, equipe forte e um mercado global regular, estável e atraente.”
Todas as três marcas do grupo contribuíram para o terceiro recorde consecutivo de vendas de veículos depois de 2016 e 2017. Com total de 102.560 unidades, a MAN registrou as maiores vendas de veículos, superando significativamente (+14%) os negócios do ano anterior. A Scania entregou 96.480 caminhões e ônibus (+6%). A demanda por veículos da Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) aumentou consideravelmente com base na retomada do crescimento econômico do Brasil, subindo cerca de 40%, para 36.360 unidades.
Enquanto as vendas de caminhões das marcas da TRATON aumentaram 10% para 202.490, a demanda por ônibus cresceu ainda mais, em substanciais 18%, para 22.630 unidades. América do Sul e África são as maiores responsáveis por este impulso nas vendas de ônibus.
Baseado no elevado volume de unidades comercializadas, Renschler observou: “também nos beneficiamos do bom equilíbrio entre o alinhamento regional e a força de nossos principais mercados”. Desta forma, a TRATON continua como principal fornecedor de caminhões na região UE28+2 (União Europeia, Noruega e Suíça). Devido a outra ligeira melhora no mercado europeu de veículos comerciais em 2018, o Grupo aumentou suas vendas em cerca de 9% na região, para 116.690 veículos, quando comparado ao ano anterior.
A TRATON continua a ocupar a liderança do mercado brasileiro de caminhões. Sendo o Brasil o maior mercado na região e o mais importante mercado da VWCO, a recuperação econômica do país tem efeito especialmente positivo. As vendas das marcas da TRATON totalizaram 40.450 caminhões na América do Sul, representando um aumento acentuado de cerca de 37% em relação ao fraco ano de 2017.
As vendas de veículos na África mantiveram-se no mesmo patamar do ano anterior, em 7.590 caminhões. A quantidade de veículos vendidos na região da Ásia/Pacífico diminuiu cerca de 9%, para 13.600 veículos. As vendas de veículos na região do Oriente Médio caíram cerca de 27% em relação ao ano anterior, para 6.910 caminhões, em parte devido à demanda menor na Turquia.
Com a recuperação econômica observada na Rússia, as vendas no país cresceram cerca de 15%, para 12.480 caminhões. “Queremos ser um Campeão Mundial do setor”, destacou Andreas Renschler. “O crescimento constante dos últimos três anos indica que estamos no caminho certo”.