TRUMPF apresenta nova opção de corte de tudo a laser

Foto: Divulgação / TRUMPF.

A TRUMPF anuncia o lançamento da TruLaser Tube 3000 fiber, sua nova máquina de corte de tubo a laser. Uma escolha econômica, mesmo em condições de utilização de baixa a média capacidade. Assim, a máquina é igualmente adequada para empresas que estão entrando nessa tecnologia e para aquelas que procuram expandir sua capacidade de produção.

A TruLaser Tube 3000 fiber permite o processamento versátil de tubos e perfis e substitui as etapas convencionais de processamento de tubos, como serrar, perfurar e fresar.

A TruLaser Tube 3000 fiber abrange uma ampla gama de aplicações, incluindo perfis, tubos redondos e barras de aço planas. Também oferece a opção de perfis L e U. O laser de estado sólido de dois quilowatts realiza o corte em alta velocidade de aço-carbono, aço inoxidável, alumínio e metais não-ferrosos, como cobre e latão. Um amplo conjunto de dados de corte já está armazenado na máquina.

A TruLaser Tube 3000 fiber pode cortar tubos com diâmetros de até 152 milímetros e perfis com uma circunferência externa de até 170 milímetros. A tecnologia de fixação, projetada para manter o tubo no centro e posicioná-lo corretamente durante o corte, adapta-se automaticamente às dimensões do projeto, sem a necessidade de configuração manual do operador.

A TruLaser Tube 3000 fiber define também outras configurações importantes automaticamente. Com o toque de um botão, a função AdjustLine modifica os parâmetros de corte para garantir um corte confiável de materiais de qualidade inferior. O Seam Line Tube detecta costuras de solda e marcações nas superfícies interna e externa dos tubos, ajudando os operadores a verificar se eles estão alinhados corretamente na máquina e se a costura de solda está na posição desejada à peça acabada. Com sua configuração fácil e alto grau de automação, a TruLaser Tube 3000 fiber é uma máquina simples de usar que representa uma opção econômica para lotes pequenos.

Manuseio confiável e preciso das peças

A TruLaser Tube 3000 fiber corta tubos de até 18,5 kg por metro com espessuras de material de até 8 milímetros. Está disponível em dois comprimentos que acomodam 6,5 ou 8 metros de material.

Graças ao sistema de carregamento automatizado opcional LoadMaster Tube, a máquina é uma opção econômica também para produção de alto volume. Uma área de armazenamento de materiais integrada, conhecida como “espaço do fardo de tubos”, possibilita armazenar até 4 toneladas de matéria-prima. Com a versão da máquina projetada para um comprimento de carga de 8 metros, esse estoque pode chegar até 5 toneladas.

O sistema LoadMaster Tube separa e mede os tubos paralelamente à produção e os transfere para a máquina. Para garantir peças de alta qualidade, os roletes de guia amparam os tubos e os guiam para a estação de corte. Esses rolos podem ser ajustados ao diâmetro atual do tubo com uma ação simples. A máquina também possui roletes de guia no lado de descarga, aumentando o suporte a tubos longos durante o processamento.

A TruLaser Tube 3000 fiber ejeta as peças acabadas em um rack. Definido na altura ergonômica correta, isso permite que o operador os remova confortavelmente enquanto a máquina continua trabalhando. As peças mais curtas podem ser ejetadas diretamente em uma caixa. A TruLaser Tube 3000 fiber separa automaticamente as rebarbas de corte e a sucata das peças acabadas e as descarta em recipientes.

Fácil acesso aos componentes a qualquer momento

Graças ao design seguro da máquina, o operador pode acessar facilmente os lados de carga e descarga a qualquer momento – por exemplo, para carregar tubos individuais para a máquina processar tubos menores. Não há necessidade de fechar a máquina por completo. Uma grande janela de visualização, com segurança contra a fuga do feixe laser facilita o monitoramento do processo de  corte.

Pronta para uma smart factory

Os operadores podem fazer alterações no cronograma de produção da máquina ou ficar de olho na operação usando um aplicativo, o que facilita ainda mais acompanhar todo o processo de corte. A TruLaser Tube 3000 fiber inclui uma interface de dados segura, baseada em OPC UA, para conectar a máquina a um sistema ERP ou MES ou a um aplicativo em nuvem. Os aplicativos das máquinas TRUMPF fornecem informações sobre tempos de execução do programa e utilização da capacidade da máquina.