TRUMPF firma acordo de cooperação com Centro de Computação de Stuttgart

Foto: Divulgação TRUMPF

A empresa de alta tecnologia TRUMPF assinou hoje um acordo de cooperação com o Centro de Computação de Alto Desempenho de Stuttgart (HLRS) da Universidade de Stuttgart. O objetivo do acordo é fornecer aos funcionários da TRUMPF as amplas capacidades de computação do HLRS.

“Essa cooperação mostra que nós, na Alemanha industrial, também temos um ecossistema digital poderoso. Com a ajuda desses mainframes, nossos desenvolvedores podem simular virtualmente as funções da máquina, mesmo antes da construção do primeiro protótipo, e treinar soluções de IA para nossos sistemas mais rapidamente. Isso nos permite para inovar de forma mais sustentável e eficiente”, afirma Berthold Schmidt, CTO da TRUMPF.

O supercomputador “Hawk” fornecido pelo HLRS tem desempenho máximo de 26 petaflops, o que corresponde a 1.000.000 bilhões de operações computacionais por segundo. É um dos computadores industriais mais poderosos da Europa e será complementado pelo seu modelo sucessor ainda mais poderoso, o Hunter, com cerca de 39 petaflops no final de 2024.

“Com Hawk e Hunter, podemos apoiar o desenvolvimento de tecnologias na TRUMPF Estamos orgulhosos de poder continuar a contribuir para o fortalecimento e a competitividade da região econômica de Stuttgart com nosso poder computacional”, disse o Prof. Dr. Michael Resch, Diretor do HLRS.

No âmbito da parceria, os participantes também esperam obter conhecimentos conjuntos sobre outras possíveis aplicações de sistemas de computação mainframe na indústria.

Para simulações mais simples, a TRUMPF possui computadores próprios de alto desempenho. Porém, tarefas mais complexas e com maior precisão só podem ser realizadas com supercomputadores, como os localizados no HLRS. Um exemplo é a simulação de computadores quânticos, que é tão intensiva em termos computacionais que será acelerada no futuro com a ajuda da capacidade computacional do HLRS.