TRUMPF lidera consórcio industrial para reduzir a emissão de carbono em máquinas de corte

Foto: Pixabay

Um consórcio liderado pela TRUMPF, incluindo a Thyssenkrupp Materials Services e o Fraunhofer Institute for Manufacturing Engineering and Automation IPA, está pesquisando maneiras de reduzir as emissões de carbono no processamento de chapas metálicas. O objetivo é criar uma plataforma online de acesso livre, que as empresas possam usar para determinar com precisão a pegada de carbono de qualquer componente.

“A digitalização é a chave para mitigar o impacto climático da indústria”, diz Jens Ottnad, Líder do projeto pela TRUMPF. “Como fornecedor líder e usuário de sistemas de produção em rede digital, temos tudo o que é necessário, juntamente com nossos parceiros de projeto, para tornar o mundo do processamento de chapas metálicas mais sustentável.” O projeto foi lançado em junho e terá duração de três anos. O Ministério Federal de Assuntos Econômicos e Ação Climática da Alemanha (BMWK) já garantiu 8,3 milhões de euros ao projeto.

Plataforma online mostrará a origem das emissões

Intitulado “de:karb”, o projeto prevê a criação de uma plataforma online aberta para que as empresas identifiquem quais medidas, implementadas durante as etapas da produção, resultarão na maior redução de emissões de carbono. Para isso, a TRUMPF e a thyssenkrupp Materials Services conectarão seus próprios sistemas de TI à plataforma. “Para reduzir as emissões, as empresas devem primeiro saber o tamanho de sua própria pegada de carbono”, explica Sebastian Smerat, Líder de projeto pela Thyssenkrupp Materials Services. “A nova plataforma online vai dar a transparência necessária para isso. Por sua vez, isso simplificará o cumprimento dos regulamentos e lançará as bases para uma economia circular”.

Usando dados da máquina e da produção, os parceiros do projeto poderão determinar o impacto de medidas destinadas a aumentar a sustentabilidade. Isso inclui a redução concreta nas emissões de carbono que as empresas podem alcançar quando produzem um número maior de componentes a partir de uma quantidade específica de metal ou evitam remessas desnecessárias de materiais. “Uma característica específica do de:karb é que ele visa reduzir as emissões de carbono fazendo otimizações ao longo de toda a cadeia de valor”, diz Marco Huber, Líder de projeto da Fraunhofer IPA. “Para isso, a inteligência artificial (IA) e o machine learning terão um papel central”.

Suporte de IA para maior conectividade

De acordo com o relatório da BMWK sobre ação climática, a produção de aço e chapas metálicas é responsável por cerca de um quarto de todas as emissões industriais na Alemanha. Em particular, a produção da matéria-prima consome grande quantidade de energia. Uma prioridade do projeto será, portanto, melhorar a utilização de materiais na produção. Para isso, a TRUMPF está trabalhando em novas tecnologias de agrupamento que usam IA para aumentar o número de peças que podem ser cortadas em cada chapa de metal.

Ao mesmo tempo, o projeto terá como foco a otimização de programação da produção. A Fraunhofer IPA está analisando como a IA pode considerar as questões ecológicas durante o processo de produção. Isso pode envolver o agendamento de etapas com uso intensivo de energia, como processamento a laser, para horários em que o máximo de eletricidade proveniente de recursos renováveis esteja disponível. Além disso, tais estratégias de produção destinam-se a dar às empresas a liberdade de processar pedidos com flexibilidade.

A tarefa da Thyssenkrupp Materials Services é coordenar os fluxos (de materiais, de valor e de dados) por meio de uma plataforma digital que ainda será desenvolvida. Isso fornecerá rastreabilidade total dos materiais de entrada e suas características. O uso de padrões uniformes garantirá a conectividade necessária.

Pegada de carbono como fator competitivo

A pegada ecológica da manufatura está se tornando um fator competitivo cada vez mais importante. Como tal, este projeto responde também à evolução das necessidades dos clientes e das empresas. “Nos mercados ocidentais, especialmente, os clientes estão prestando cada vez mais atenção às emissões de carbono produzidas pelas empresas”, Ottnad explica. “Aqueles capazes de mostrar que possuem valores sustentáveis, garantirão uma vantagem competitiva”. O projeto também inclui os seguintes parceiros: consultorias de gerenciamento AEC e SES-Ingenieure, Baden-Wuerttemberg Cooperative State University (DHBW), start-up de IA Nash e processadora de chapas metálicas H.P. Kaysser.