A Universidade Técnica de Munique (TUM) do campus de Straubing está coordenando o projeto “Synergy Fuels”, que busca unir instituições e empresas para desenvolver soluções que reduzam a pegada de gases de efeito estufa no setor de transportes. Para impulsionar os resultados propostos pela iniciativa, o Ministério dos Transportes da Alemanha (Bundesministerium für Digitales und Verkehr – BMDV) financiará 13 milhões de euros para pesquisa sobre combustíveis sintéticos e biocombustíveis avançados para a região da Baixa Baviera.
Coordenado pela cátedra de Engenharia Bioquímica do campus de Straubing da TUM, o projeto terá a duração de quatro anos. Entre os envolvidos no programa, estão o Centro de Tecnologia e Apoio (Technologie- und Förderzentrum – TFZ), o Instituto Fraunhofer de Tecnologia Ambiental, Segurança e Energia (UMSICHT), o Instituto Fraunhofer de Engenharia Interfacial e Biotecnologia (IGB) e as empresas industriais Clariant, Martech GmbH e Volkswagen AG.
“Straubing prova que é um dos principais centros de competência para a bioenergia na Alemanha. A excelência da pesquisa ali é notável e orientada para o futuro”, disse o Ministro da Economia do Estado Livre, Hubert Aiwanger. Ele compartilhou ainda informações sobre o financiamento. “Esse foi um dos primeiros projetos pilotos no domínio dos combustíveis renováveis na Alemanha e o governo estadual reconheceu seu potencial desde o início. O nosso empenho foi recompensado porque, com os milhões em financiamento, a pesquisa intensiva pode agora continuar em benefício da transição energética.”, declarou.
Aiwanger acredita ainda que a Baviera estará à frente com este projeto de pesquisa sobre combustíveis sintéticos e biocombustíveis avançados. “O objetivo é criar sinergias entre os combustíveis eletrônicos e os biocombustíveis. Para mim, este é um fator decisivo para uma transição energética bem-sucedida no setor dos transportes”.
O projeto “Synergy Fuels” visa criar sinergias através da integração da utilização de biomassa e power-to-X (série de técnicas que permitem converter e armazenar energia) na produção de combustíveis renováveis. Um conceito de refinaria integrada deverá ser desenvolvido e apresentado em escala de uma instalação piloto, centrando-se na máxima eficiência energética e no uso de matérias-primas para a produção de combustíveis renováveis. O objetivo é atingir um nível de maturidade tecnológica que torne a aplicação industrial mais barata e competitiva.