Empresa de certificação, auditoria e inspeção atua para assegurar qualidade e segurança nos processos e produtos dos mais variados setores industriais
De motores a vapor a veículos elétricos, equipes da TÜV Rheinland estiveram e estão presentes garantindo a segurança e conformidade de todos os processos de fabricação e de seus funcionamentos. Em 1872, quando ainda se chamava “Associação para a Supervisão de Caldeiras a Vapor nos Distritos de Elberfeld e Barmen, DUV”, fundada por proprietários de fábricas onde hoje é a Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha, dez engenheiros de teste começaram a realizar auditorias, de forma independente, verificando a segurança dos motores a vapor de trens e navios.
Autoridades rapidamente perceberam as vantagens do novo modelo. “Os testes e inspeções organizados de forma privada funcionaram tão bem desde o início que as autoridades governamentais alemãs rapidamente contrataram a associação para realizar inspeções de segurança independentes. E não apenas na área de caldeiras a vapor. Quanto mais a industrialização progredia, mais tarefas novas eram adicionadas. A TÜV Rheinland logo também foi encarregada da inspeção de elevadores, usinas de energia e parques de tanques”, explica Dieter Spath, Presidente do Conselho da TÜV Rheinland Berlin Brandenburg Pfalz e.V., associação que é a única acionista da TÜV Rheinland AG.
E logo também foram iniciados testes nos veículos motorizados que começavam a ganhar as ruas, por volta de 1904. Hoje, mais de 10 milhões de veículos são testados anualmente em todo o mundo pelas equipes da TÜV Rheinland.
Presença global, foco local
Com o crescimento da demanda pela oferta de testes, certificações, treinamento, entre outros serviços, em 1993 a estrutura corporativa foi reorganizada, resultando na fundação da TÜV Rheinland AG. Durante a década de 1990, a TÜV Rheinland expandiu sua presença em toda a Alemanha e se uniu com outras associações da TÜV. Nos anos 2000, o grupo de empresas em constante crescimento foi renomeado para TÜV Rheinland Group – uma indicação da crescente internacionalização do Grupo. Hoje, a certificadora está presente em 69 países e emprega mais de 20 mil pessoas em todo o mundo.
“Pessoas de mais de 100 nações trabalham lado a lado em nossa empresa”, diz Michael Fübi, CEO da TÜV Rheinland AG, que emprega 12 mil pessoas fora da Alemanha, incluindo 4 mil em sua maior sede no exterior, na China.
Ao expandir sua presença em todo o mundo, a TÜV Rheinland manteve o seu alinhamento com as culturas locais. “Em um momento em que todas as empresas precisam prestar mais atenção às suas cadeias de valor globais, somos o parceiro que pode ajudar localmente com especialistas confiáveis”, explica o CEO.
Pronta para o futuro
A empresa vem adicionando ao seu portfólio novas áreas de atuação: cibersegurança, recentes tecnologias digitais como o 5G, desenvolvimento de procedimentos de teste para aplicações de Inteligência Artificial, sustentabilidade ou sistemas de gestão.
“A TÜV Rheinland atua na vanguarda mundial. Um exemplo é a nossa presença no setor automotivo, com a oferta de um dos mais modernos centros de testes do mundo para testes de baterias de veículos elétricos. Outro exemplo é a oferta do serviço Battery Quick Check (Verificação Rápida de Baterias), também para carros elétricos. Quando se trata de estabelecer padrões para o futuro, a TÜV Rheinland geralmente é a referência”, explica Michael Fübi.
“Estamos sempre olhando para frente. Há 150 anos nosso lema é ser um parceiro de novas tecnologias, pois tornamos as inovações bem-sucedidas através da sua segurança – ontem caldeiras a vapor, hoje energias renováveis, amanhã Inteligência Artificial.
“Somos fiéis ao lema ‘Tornamos o futuro um pouco mais seguro’. A alta força inovadora da TÜV Rheinland é possível porque o princípio de tornar o progresso técnico mais seguro não apenas permaneceu inalterado por 150 anos, mas também é a nossa motivação para o futuro”, finaliza Fübi.