Um exemplo a ser seguido: a política energética do Estado da Baviera

Foto: Pixabay

No dia 19 de janeiro, o Ministro da Economia e Energia da Baviera, Hubert Aiwanger, apresentou o balanço do progresso da transição energética do estado para o recém criado Conselho Consultivo de Energia da Baviera (Bayerischer Energiebeirat no alemão) e discutiu os próximos passos para um abastecimento com energia segura, acessívelrenovável e sem impacto climático no Estado Livre com os demais membros do Conselho 

Durante o encontro, Aiwanger fez um balanço sobre os principais resultados alcançados. A energia solar, por exemplo, apresentou um avanço significativo nos últimos anos. O contingente bávaro para sistemas fotovoltaicos ao ar livre em áreas aráveis ​​e verdes em áreas desfavorecidas foi expandido para 200 por ano, o que significa um total de 800 megawatts de energia solar adicional instalados em 2019 e 2020. O programa de armazenamento fotovoltaico bem-sucedido, aumentou significativamente o uso flexível de eletricidade fotovoltaica para os cidadãos. “Fizemos bons progressos na expansão das energias renováveis ​​e com nossos incentivos para tecnologias inovadoras vamos acelerar ainda mais a transição energética, criar novos empregos e garantir a criação de valor”, afirmou o Ministro durante aprimeira reunião do Conselho. 

O Ministro também comentou sobre a energia eólica. Com a iniciativa AUFWIND (corrente de ar ascendente em portuguêse os experts chamados de Windkümmerer (cuidadores do vento em português) para os municípios, iniciamos uma ampla discussão sobre a expansão da energia eólica, o que levará à aceitação das usinas eólicas”, explicou o Ministro Aiwanger. Com a possibilidade de os municípios participarem financeiramente nrendimento das turbinas eólicas e a consideração de locais menos ventosos, a Baviera conseguiu implementar demandas essenciais na nova Lei de Energias Renováveis. As usinas termoelétricas de biomassa também são uma tendência forte: com 2,2 milhões de euros, foaprovado um número recorde de subsídios.  

O hidrogênio foi apresentado como uma grande aposta para o futuro energético sustentável. Segundo o Ministro, o foco está claramente nesta tecnologia, com a qual queremos desenvolver e expandir os potenciais de mercado como parte da estratégia de hidrogênio da Baviera”.. Com a Aliança de Hidrogênio da Baviera, que já conta com mais de 130 membros, o Estado Livre se estabelecerá como a principal região de hidrogênio na Alemanha e na Europa.  

Como primeiro passo para a implementação deste recurso na Baviera, o Ministério da Economia começou a apoiar a instalação de 100 postos de abastecimento de hidrogênio para veículos comerciais. Os projetos carro-chefe, como a pesquisa de um sistema de eletrólise para combinar com sistemas renováveis ou o desenvolvimento de uma célula de combustível para caminhões, fortalecem a posição do Estado como líder em tecnologia e estabelecem padrões para geração e armazenamento de energia ecológica. 

Buscando investir mais na inovaçãoorçamento do Programa de Pesquisa Energética da Baviera (EFP), que apoia tecnologias para o fornecimento de energia nãofóssil, recebeu um aumento de16,65 milhões de euros por meio da Hightech Agenda Plus 

O Ministro comentou como as tecnologias inteligentes podem servir como peças-chave para o sucesso da transição energética. Um exemplo disso é a construção de áreas agrícolas com painéis solares tubulares inovadores, também um projeto financiado pelo Ministério da Economia. Desta forma, existe uma combinação do uso agrícola e a geração simultânea de energia solar, modelo que deve receber maior apoio.  

Adicionalmente, o Ministro apresentou as medidas de capacitação das administrações“Com a recém-fundada Agência Estatal de Energia e Proteção Climática (LENK) em Regensburg, apoiaremos os municípios e associações na transição energética”. O diretor da LENK, Dr. Ulrich Buchhauser explicou que a instituição ajuda as administrações lidar com projetos de transição energética de forma mais eficiente. Como um ponto de contato para inventores, LENK também tem um papel como uma incubadora de ideias para o assunto da transição energética. A agência será o ponto central de contato para a desejada neutralidade climática de todas as instalações da administração estadual. 

A proteção climática e o crescimento econômico não são contraditórios, especialmente na Baviera, aqui, são a chave para o sucesso contínuo do Estado Livre da Baviera como uma das regiões econômicas mais importantes do mundo”concluiu o Ministro. 

 

(Fonte: Ministério Estadual de Economia e Energia da Alemanha)