Unidade de produção da Evonik na França atinge a neutralidade de carbono

Foto: Divulgação Evonik

A unidade produtiva da Evonik em Ham, norte da França, zerou suas emissões diretas (escopo 1) e indiretas (escopo 2) de gases estufa. Esta é a primeira unidade produtiva da linha de Health Care da Evonik a se tornar neutra em carbono, o que enfatiza o compromisso da atividade com a sua meta de se tornar neutra em carbono dos escopos de emissão 1 e 2 até 2030.

A linha de Health Care integra a divisão de Life Sciences Nutrition & Care da Evonik. Orientada por uma visão que tem a sustentabilidade em seu centro, a unidade definiu objetivos e planos de ação concretos para atingir a neutralidade de carbono. No caso do parque de Ham, a próxima fase inclui medidas e atividades para reduzir de maneira significativa as emissões indiretas de CO2 nas cadeias de fornecimento, como as matérias-primas (escopo 3).

“Com essa conquista, demos um passo importante em nossa jornada rumo à descarbonização. Ao reduzir a nossa pegada ecológica, estamos entregando aos nossos clientes os produtos sustentáveis de que eles precisam ao mesmo tempo em que ajudamos a criar um futuro mais saudável e limpo para todos”, disse Thomas Riermeier, Responsável pela Linha de Negócios Health Care na Evonik. 

A Evonik Rexim SAS em Ham, França, vem usando eletricidade verde desde o início de 2022. Em maio deste ano, o local trocou o gás natural pelo biogás (biometano produzido a partir de resíduos agrícolas) fornecido pela empresa de energia local ENGIE. Com esse novo fornecedor, o parque produtivo se beneficia da bem desenvolvida rede de biogás do norte da França. 

A linha de negócios Health Care da Evonik é um centro de inovação global para as maiores empresas farmacêuticas, neutracêuticas e de dispositivos médicos do mundo. A unidade produtiva de Ham fabrica aminoácidos e peptídeos para aplicação na cultura celular e na nutrição parenteral. Cerca de 230 colaboradores trabalham no local, que está em atividade há mais de 70 anos.