Unidade química da Henkel em Jundiaí supera 19 anos sem acidentes

Foto: Divulgação Henkel

A Henkel, líder mundial em adesivos, alcançou a marca de 7.000 dias (mais de 19 anos) sem acidente com afastamento na planta de Jundiaí, sendo a primeira planta da companhia a atingir esse feito na América Latina. Área responsável pela produção de adesivos industriais e de consumo, como Loctite, Technomelt, Aquence, entre outros, a planta de Jundiaí adota rígida cultura baseada em segurança e investe em tecnologia e automação dos processos, a fim de mitigar eventuais riscos em que as equipes poderiam estar expostas.

O desenvolvimento e controle contínuos de ações direcionadas à integridade dos colaboradores foi decisivo para o longo período sem acidente na Henkel. Uma das atividades adotadas internamente foi monitorar e identificar possíveis atos inseguros dos funcionários dentro da planta que pudessem desencadear problemas mais graves, como até mesmo um acidente.

Em média, por ano, mais de 1.000 comportamentos seguros e inseguros foram registrados por meio do Susa Conversation, programa que reconhece atos inseguros dos funcionários e ativa ações corretivas para um comportamento seguro, reforçando a comunicação eficiente sobre as atividades. O programa também enaltece comportamentos seguros dos funcionários, um estímulo à manutenção de atividades corretas para atendimento dos requisitos e procedimentos internos.

Além disso, a Henkel realiza rondas de segurança e comunicados de risco em sua unidade fabril por meio do sistema Safety Walk Around, que reforça a análise crítica dos funcionários e erradica todos os desvios para evitar acidentes internos. Mais de 500 condições inseguras foram corrigidas anualmente conforme os apontamentos do sistema de inspeção de segurança.

“Investimos em ações e programas de desenvolvimento de pessoas e em tecnologia de automação para garantir processos seguros e robustos. A comunicação assertiva sobre procedimentos de segurança e mitigação de riscos é outro fator essencial para zelar pela integridade dos colaboradores. Contamos com enorme sinergia entre a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e a Rede Integrada de Emergências (RINEM), somado a diversos treinamentos internos focados nos riscos ocupacionais e operacionais”, explica Thiago Tornatore, Gerente da planta de Jundiaí na Henkel.

Desenvolvido pela Henkel há mais de 10 anos, o Programa Líder de Segurança incentiva uma disputa saudável entre as equipes, de modo a criar hábitos para a identificação de riscos, estimular comportamentos seguros e rondas de segurança. A companhia também criou o “Diálogo de Segurança”, ação interna entre as áreas que tem como foco discutir temas relacionados à prevenção de acidentes e doenças. No último ano, foram registrados mais de 460 Diálogos de Segurança na planta de Jundiaí.