Universidade Técnica de Munique é considerada a melhor universidade da União Europeia

Foto: Divulgação TUM

Pela primeira vez, os três rankings mais importantes do mundo acadêmico classificaram com unanimidade a Universidade Técnica de Munique (Technische Universität MünchenTUM) como a melhor universidade da Alemanha. Como a renomada revista britânica Times Higher Education (THE) anunciou na última quarta-feira, a TUM ultrapassou a Universidade Luís Maximiliano de Munique (Ludwig Maximilian University of MunichLMU), uma das universidades mais renomadas e tradicionais da Europa e vencedora do ano passado. Na comparação global do ranking, a TUM está agora em 30º lugar, posição que a coloca como a melhor universidade da União Europeia (UE).

A instituição de ensino bávara também figurou em posições positivas no QS World University Ranking e no Shanghai Ranking. No primeiro, a TUM ficou em 49º lugar no mundo (3º na UE); já no segundo, a universidade apareceu em 56º (7º na UE).

O Presidente da TUM, Prof. Thomas F. Hofmann, se mostrou satisfeito com o resultado dos três rankings. “Este é um grande reconhecimento do desempenho de nossa comunidade universitária. Temos todos os motivos para estarmos contentes. Afinal de contas, tais resultados só podem ser alcançados por meio de um compromisso excepcional e de excelente trabalho científico”, afirmou.

No entanto, a TUM não baseia a sua estratégia futura somente nas classificações. “Nós damos grande importância ao atendimento médico de alta qualidade nos hospitais universitários, o que não é um critério avaliado nesses rankings. Igualmente importante para a TUM é a qualidade da educação para a próxima geração de professores, assim como a capacidade inovadora dos engenheiros, não apenas em termos de publicações, mas no desenvolvimento do seu esforço nas interfaces para a indústria.”

Sobre os rankings

Os rankings das universidades levam em conta vários fatores. Para a avaliação, cientistas e acadêmicos do mundo inteiro são questionados sobre a reputação das universidades na pesquisa e no ensino. Além de dados como o número de publicações por pesquisador e as citações por publicação, a relação de supervisão de professores e estudantes também é levada em consideração, assim como o financiamento de terceiros, o grau de internacionalização e o número de prêmios internacionais.