Valorização da cultura e do idioma são propostas do Colégio Humboldt na Semana da Língua Alemã

Foto: Divulgação Colégio Humboldt

O Colégio Humboldt, instituição bilíngue e multicultural (português/alemão) localizada em Interlagos (SP) participa da Semana da Língua Alemã 2023 com diversas propostas, envolvendo todas as turmas da escola, desde o Maternal à Formação Dual. Um dos destaques é a participação na final escolar de três alunos do 11º ano (equivalente ao 2º ano do Ensino Médio) nos “Debates juvenis”. Além disso, a programação da semana também terá apresentações de teatro de diversas classes, oficina e aulas de culinária, trabalho temático sobre a Alemanha, caça ao tesouro, jogos, sarau, troca de livros, campeonato de leitura e show de talentos.

Luan Balciunas, Coordenador da Área de Alemão como Língua Estrangeira – DaF e DFU (disciplinas de alemão aplicado), explica que uma série de atividades foram organizadas para a Semana da Língua Alemã, visando reforçar a importância não apenas à língua, mas também à cultura alemã. “São dias de muita criatividade e aprendizagem. Essa mistura de tradições e a participação dos estudantes e da comunidade em diferentes eventos culturais enriquecem não só o conhecimento educacional, mas também o aprendizado dos nossos alunos para a vida”.

Os estudantes dos 11º e 12º anos (equivalente ao 2º e 3º anos do Ensino Médio) participam da fase nacional final da competição escolar internacional “Debates juvenis”, em que discutem temas atuais e são incentivados a buscar argumentos e informações para debater com conhecimento, segurança e propriedade, apresentando opiniões e defendendo ideias.

Os estudantes dos 8ºs anos participam do Campeonato de Leitura em Língua Alemã. Na competição, os jovens leem uma passagem de um livro que eles mesmos escolhem, em uma leitura previamente preparada, e de seis alunos participantes, quatro são selecionados para a etapa seguinte, fase em que leem um trecho de um livro escolhido pelos professores e coordenadores. Após essa etapa, um estudante é selecionado para concorrer à final de toda São Paulo, em que oito escolas alemãs também participam.

As turmas da Educação Infantil e 1ºs anos embarcam na atividade lúdica “Viagem à Alemanha”, em que as crianças conhecem alguns lugares turísticos através de imagens na imensa tela do Teatro do Colégio e farão uma vivência como se estivessem naquele país, com passeio a locais como os Alpes da Baviera e Berlim.

A preparação de um prato típico alemão passa por quase todos os níveis escolares do Colégio Humboldt durante a semana, além do país ser o tema central de trabalho dos estudantes do 4º ano: eles devem pesquisar aspectos geográficos, automóveis, comida tradicional, jogos e etc. sobre a Alemanha.

A Semana da Língua Alemã 2023 é um evento criado em 2016 pelas Embaixadas da Alemanha, Áustria, Bélgica, Luxemburgo e Suíça, que traz um programa variado com curiosidades sobre a língua alemã e os cinco países, bem como inúmeros eventos dedicados ao idioma.