A Voith adquiriu uma participação na start-up focada em sustentabilidade Yangi®, sediada em Varberg, na Suécia. O contrato de aquisição foi assinado pelas empresas em dezembro de 2022. A tecnologia inovadora da Yangi® é o resultado de 10 anos de P&D junto à sua coligada The Loop Factory®, uma companhia focada nas megatendências de sustentabilidade e economia circular. Com a aquisição, a Voith, líder no fornecimento de soluções completas para o setor papeleiro, está investindo em tecnologias do futuro para continuar impulsionando a descarbonização na indústria de papel.
A Yangi® desenvolveu um processo pioneiro para fabricar embalagens de celulose formadas em 3D. O desenvolvimento envolve uma linha de processo com formação a seco, e oferece uma solução econômica e com baixo consumo de recursos para produzir embalagens que poderão substituir o plástico rígido em larga escala.
Em comparação com o processo convencional de formação úmida, que faz uso intensivo de água e energia, o processo de formação a seco da Yangi® dispensa água e consome até 75% menos energia – o que também se traduz em menores emissões de CO2. As aplicações para as embalagens inovadoras são virtualmente ilimitadas, incluindo desde cosméticos e produtos de beleza até bens de consumo e alimentos frescos ou delivery. Como exemplo de empresa que aposta no segmento, a marca de luxo CHANEL também adquiriu uma participação na Yangi® e está ativamente apoiando o desenvolvimento da empresa.
“Estamos animados com a parceria entre a Voith e a Yangi. A Voith é uma parceira perfeita para impulsionar tanto o desenvolvimento das nossas soluções inovadoras como o nosso crescimento em novas áreas de negócios”, afirma Johann Kaiser, CEO da Yangi®. “Desde o início, estamos unidos por nosso interesse e motivação comuns em tecnologias sustentáveis”, confirma Anna Altner, fundadora da Yangi® e da The Loop Factory®.
“A combinação da expertise da Yangi no processamento de celulose a seco com a experiência da Voith, como fornecedora completa e líder no setor papeleiro, abrem novas portas para o desenvolvimento de soluções inovadoras. As embalagens à base de celulose são uma alternativa sustentável ao plástico e conquistarão o mercado”, destaca o Dr. Michael Weiss, CTO da Voith Paper.
Comparadas com as embalagens à base de petróleo, as novas embalagens à base de celulose emitem 75% menos CO2. Além disso, o processo inovador é caracterizado por tempos de ciclo curtos. Weiss destaca: “É por isso que o investimento na Yangi é um passo acertado para a estratégia de descarbonização prevista em nosso programa de sustentabilidade Papermaking for Life.”