Voith anuncia projeto de pesquisa para otimização do uso de energia na produção de papel

Foto: Divulgação Voith

A Voith, líder global em tecnologia para a indústria de papel, lançou um novo projeto de pesquisa chamado FOREST, em parceria com empresas da indústria e da área de pesquisa. O objetivo do projeto é desenvolver um mapa digital completo para os processos de fabricação de papel, que pode capturar os fluxos de energia e material, bem como os fluxos e pegadas de CO2, até o nível de subprocessos e subprodutos. O quadro digital identifica várias oportunidades de otimização que promovem uma aceleração direcionada da transformação da indústria de papel em direção à neutralidade climática.

Ao visualizar o estado real das instalações de produção, todos os envolvidos ganham uma compreensão mais profunda dos processos. Em particular, a solução inovadora possibilita a identificação de áreas de planta com alto potencial de otimização durante a operação contínua, usando dados atuais. Com a ajuda do quadro digital, por exemplo, é possível determinar as configurações ideais para minimizar as emissões de CO2 e estimar antecipadamente os benefícios de medidas de reconstrução. Além disso, o quadro digital suporta a definição de requisitos para desenvolvimentos futuros. Dessa forma, é possível modelar a influência de novas condições, como mudanças no fornecimento de energia ou custos.

Após a primeira reunião de lançamento, a equipe do projeto está trabalhando para definir os requisitos e interfaces para o quadro digital e derivar um catálogo de requisitos. Além de um modelo físico básico, esse quadro também inclui a modelagem específica e mais detalhada de subprocessos individuais, que também estão sendo desenvolvidos pela Voith como parte do projeto. No próximo passo, a Voith testará o quadro digital juntamente com outros parceiros de pesquisa em várias instalações piloto.

O projeto de pesquisa foi aprovado pela organização de gestão de projetos Jülich a partir de 1º de abril de 2023. O projeto envolve a cooperação entre a Voith e a Modellfabrik Papier gGmbH, o Instituto de Tecnologia Têxtil da Universidade RWTH Aachen (ITA), o Instituto de Energia NOWUM da Universidade de Ciências Aplicadas FH-Aachen, a Cátedra de Tecnologia de Madeira e Tecnologia de Materiais de Fibras da TU Dresden, a Fundação de Tecnologia de Papel (PTS), ABB AG e parceiros associados, como a Felix Schoeller GmbH & Co. KG, Sappi Ehingen GmbH, Schoellershammer GmbH e WEPA Group.