Voith anuncia projeto de pesquisa para otimizar a produção de papel

Foto: Divulgação Voith

A fornecedora e líder do setor papeleiro Voith Paper lançou o novo projeto de pesquisa FOREST em colaboração com importantes parceiros da indústria e instituições de pesquisa. O objetivo do projeto é desenvolver um modelo digital completo dos processos de fabricação de papel e seus fluxos de energia, materiais e emissões de CO2. O modelo analisará o processo papeleiro até o nível de subprocessos e subprodutos, e identificará as oportunidades de otimização que permitirão acelerar a transição do setor papeleiro rumo à neutralidade climática.

A visualização do status real das fábricas oferecerá a todas as partes interessadas uma compreensão mais profunda dos processos da produção de papel. Usando dados reais coletados continuamente durante a operação, a solução inovadora permitirá identificar as áreas com maior potencial de otimização nas fábricas. Entre outros recursos, o modelo digital permitirá determinar as configurações ideais para minimizar as emissões de CO2 e prever os potenciais benefícios de projetos de reforma. O modelo digital também ajudará a definir requisitos para desenvolvimentos futuros. De maneira semelhante, o sistema permitirá avaliar o resultado de mudanças em condições estruturais de fábricas, como alterações nos preços da energia ou outros custos.

Depois da reunião de lançamento, a equipe do projeto já começou a definir os requisitos e interfaces do modelo para criar um catálogo de requisitos. Além de uma representação física básica, o modelo também incorporará a representação específica e detalhada de subprocessos que a Voith está desenvolvendo. Na próxima etapa, a Voith e outros parceiros do projeto testarão o modelo digital em diversas instalações piloto.

O projeto de pesquisa foi aprovado em 1º de abril de 2023 pela Project Management Jülich (uma organização de gerenciamento de projetos da Alemanha). Além da Voith, os participantes do projeto incluem a Modellfabrik Papier gGmbH [Fábrica modelo de papel], o Instituto de Tecnologia Têxtil da RWTH Aachen (ITA), o Instituto de Energia NOWUM da Universidade de Ciências Aplicadas da FH-Aachen, a cátedra de Tecnologia de Madeira e Fibras da Universidade Técnica de Dresden, a Paper Technology Foundation – PTS, além da ABB AG e outros parceiros da indústria, como a Felix Schoeller GmbH & Co. KG, a Sappi Ehingen GmbH, a Schoellershammer GmbH e o Grupo WEPA.

Sobre o projeto de pesquisa FOREST

A sigla FOREST significa “Framework fOr Resource, Energy, Sustainability Treatment” [Modelo para o Tratamento de Recursos, Energia, Sustentabilidade] na produção de papel. O trabalho é financiado pelo Ministério Federal Alemão de Economia e Proteção Climática (BMWK), no âmbito do 7º Programa de Pesquisa Energética do governo alemão.