Voith assina contrato de conversão que criará linha de papel-embalagem de última geração

Foto: Divulgação Voith

Uma fabricante mundial de embalagens e papéis recentemente contratou a Voith para converter sua máquina em uma linha de produção de papel-embalagem reciclado de última geração. O start-up da linha reformada está previsto para 2025.

A solução personalizada da fornecedora completa e líder de mercado Voith inclui um sistema de preparação de massa BlueLine com máxima economia de recursos, a conversão da máquina de papel existente para uma eficiente máquina XcelLine, diversos contratos de serviços e um amplo pacote de vestimentas para a máquina. A reforma da enroladeira existente exigirá um projeto de engenharia complexo para poder operar com papel-embalagem.

“Estamos orgulhosos com a assinatura do contrato desta reforma tão desafiadora”, afirma Martin Jauch, Vice-Presidente Sênior Global de Reformas da Voith. “Este pedido não só confirma nossa liderança como fornecedora completa, mas também evidencia como nossos clientes valorizam nossas soluções tecnológicas. O cliente se beneficiará do número reduzido de interfaces e do fornecimento do escopo completo do projeto. Continuaremos a usar nossas inovações não só para superar as expectativas dos nossos clientes, mas também para contribuir para o desenvolvimento do setor papeleiro mundial.”

O pacote personalizado do projeto abrange todo o processo de fabricação de papel, desde a preparação de massa até a enroladeira. A alta eficiência da linha reformada pela Voith atenderá às necessidades do cliente ao mesmo tempo em que otimiza o aproveitamento de seus recursos. Assim, a linha de preparação de massa BlueLine garantirá alta qualidade e uniformidade da massa, além do máximo rendimento das fibras e mínimo consumo de energia. O coração do sistema de preparação de massa é um IntensaPulper com sistema de descontaminação TwinPulp, que proporciona uma depuração rápida e eficiente.

Outro destaque é o InfiltraDiscfilter equipado com a tecnologia patenteada sem sacos FloWing para oferecer o melhor desaguamento. Também será instalado um sistema de água, lodo e rejeitos (WSR, ou water, sludge and reject) da Meri, subsidiária da Voith.

A máquina de papel será equipada com tecnologias de ponta, incluindo uma caixa de entrada MasterJet Pro, o comprovado formador de sapatas DuoFormer CB, uma prensa DuoCentri NipcoFlex, um SpeedSizer AT para uma aplicação uniforme do revestimento por filme e uma enroladeira MasterReel para garantir a mais alta qualidade de enrolamento. A complexa engenharia necessária para converter a enroladeira existente em uma VariFlex Performance permitirá aumentar significativamente a eficiência e produtividade de toda a linha.

Além dos amplos pacotes de serviços e vestimentas, a Voith fornecerá e instalará a tecnologia de automação OnControl (sistemas DCS e MCS) para o controle e visualização dos processos de produção; o sistema de controle de qualidade (QCS) OnQuality com os atuadores ModuleJet, ModuleSteam e ModulePro; scanners para controle de gramatura e umidade; bem como o painel de controle OnView. Estas soluções permitirão ao cliente estabilizar e otimizar a qualidade de todo o seu processo de produção.