Voith aumenta vendas e lucro, comprovando sua resiliência em ambiente de mercado difícil

Foto: Pixabay

No primeiro semestre (1/10/21 a 31/3/22) do atual ano fiscal de 2021/22, o Grupo Voith obteve um desempenho robusto em um ambiente de mercado caracterizado por crises globais. A Voith garantiu resultados positivos nas três Divisões do Grupo (Hydro, Paper e Turbo), registrando um significativo aumento nas vendas e no EBIT do Grupo. Mais uma vez, os pedidos recebidos ultrapassaram o elevado valor obtido no ano passado.

Ao valor de 2,34 bilhões de euros, as vendas do Grupo registraram um aumento significativo (de 14%) em relação ao valor alcançado no mesmo período do ano passado (2,06 bilhões de euros). Depois dos ajustes cambiais, o valor corresponde a um aumento de 11%. Totalizando 2,71 bilhões de euros, o valor dos pedidos recebidos ficou levemente acima do resultado do ano passado (2,63 bilhões de euros). Já valor dos pedidos em carteira em 31 de março de 2022 bateu um recorde, somando 6,8 bilhões de euros (frente ao já elevado resultado de 6,25 bilhões de euros do ano passado). Além disso, o resultado operacional da Voith nos primeiros seis meses também registrou um aumento significativo: com um aumento de 15%, o EBIT alcançou 94 milhões de euros, garantindo um lucro de 16 milhões de euros no período. O índice de capital próprio em relação ao capital total da empresa aumentou para 22%, mantendo as condições de liquidez do Grupo estáveis.

“Tendo em vista as atuais crises globais que enfrentamos – e que já estão afetando os nossos mercados de maneira significativa –, podemos dizer que estamos satisfeitos com o desempenho alcançado no primeiro semestre. A Voith continua em excelente forma operacional e financeira. Contribuíram para isso não apenas a nossa diversificação setorial e geográfica, mas também o nosso foco em tecnologias sustentáveis, que vêm se tornando cada vez mais importantes”, explica o Dr. Toralf Haag, CEO do Grupo Voith.

Abertura de novos mercados em crescimento

No último semestre, a Voith continuou a expandir suas principais áreas de negócios no sentido das megatendências de descarbonização e digitalização, além de explorar novos segmentos em crescimento, como tecnologias do hidrogênio, armazenamento de energia, sistemas de acionamento elétrico e engates ferroviários digitais.

“As atuais discussões sobre segurança energética e a rápida expansão das energias renováveis demonstram claramente a força do nosso posicionamento. Ele é o resultado direto do nosso foco estratégico em tecnologias sustentáveis nas três Divisões do nosso Grupo – a energia hidrelétrica, que representa uma das principais fontes renováveis de energia, a produção de papel voltada à conservação de recursos, e as tecnologias alternativas de acionamento. Continuaremos a aumentar o nosso portfólio nessas áreas, o que nos permitirá contribuir para a sustentabilidade da indústria como um todo”, afirma Haag. “Isso também se reflete positivamente em nossos números.”

Desempenho sólido em todas as Divisões do Grupo

Nos primeiros seis meses do ano fiscal, a Divisão do Grupo Voith Hydro alcançou vendas de 487 milhões de euros, um valor semelhante ao registrado no passado. Em consequência da natureza cíclica dos projetos no setor hidrelétrico, o valor de pedidos recebidos na Voith Hydro ficou abaixo do resultado obtido no mesmo período do ano passado, embora tenha permanecido em um patamar expressivo (577 milhões de euros). Ao valor de 3 milhões de euros, o resultado operacional dessa Divisão continuou em terreno positivo.