Voith celebra aniversário de 155 anos

Foto: Divulgação Voith

Em agosto, o Grupo Voith, uma empresa global de tecnologia, celebrará seu 155º aniversário. Começando como uma serralheria com 30 funcionários que em 1867 foi legada a Friedrich Voith por seu pai, a Voith se transformou em um grupo global com cerca de 20.000 colaboradores e operações em mais de 60 países do mundo todo. Até hoje, a Voith alia os valores de uma empresa familiar orientada à sustentabilidade a inovações tecnológicas de ponta.

Inovações da Voith estabelecem padrões na indústria
Apenas alguns anos depois da sua fundação, a Voith havia ajudado a tornar o papel um produto de massa por meio de inovações – como o seu desfibrador de madeira. Paralelamente, a Voith também se destacava como pioneira no setor hidrelétrico. A força inovadora e a internacionalização da empresa continuaram por todo o século XX. Inovações como o Voith Schneider Propeller (sistema de propulsão marítima); a turbina hidrelétrica Kaplan; o princípio hidrodinâmico (princípio de Föttinger); e o processo de destintamento, que possibilitou o uso do papel recuperado para a fabricação de papel, estão intimamente ligadas ao nome Voith, e são atualmente considerados padrões industriais.

Três Divisões do Grupo fornecem soluções feitas sob medida para seus clientes
Depois da sua fundação, a Voith se transformou em uma empresa com três Divisões: Voith Hydro, Voith Paper e Voith Turbo. A Voith trabalha continuamente para desenvolver inovações para aumentar a eficiência, melhorar o desempenho ecológico e reduzir as emissões de CO2 de seus produtos e serviços. A empresa oferece uma ampla gama de soluções tecnológicas e serviços voltados a reduzir as emissões de gases de efeito estufa em toda a cadeia de suprimento de seus clientes. Nesse arranjo, a Voith Hydro desempenha o papel de fornecedora completa de tecnologia hidrelétrica na área de energias renováveis; a Voith Paper atua como pioneira na indústria de papel e embalagens com forte atuação na área de recursos renováveis e práticas de economia circular; e a Voith Turbo é uma especialista em sistemas de acionamento inteligentes e soluções de acionamentos alternativos.

Sustentabilidade como modelo de negócio
A Voith foi rápida em reconhecer a importância das tecnologias sustentáveis para as próximas gerações, e assim construiu seu modelo de negócios em torno da sustentabilidade industrial. A empresa está impulsionando a descarbonização da indústria com seus produtos, e é uma parceira confiável que ajuda seus clientes a alcançar suas metas climáticas e de sustentabilidade. A Voith também oferece soluções digitais para apoiar seus clientes na busca por mais sustentabilidade. Desde 2022, as operações mundiais da própria Voith se tornaram climaticamente neutras, o que fez da empresa uma pioneira no setor de engenharia industrial e mecânica mundial.

Responsabilidade perante a sociedade
Por muitos anos, a Voith vem patrocinando diversos projetos e iniciativas no mundo todo em áreas como educação e capacitação; ciência e pesquisa; esporte e cultura; e assistência social. Nas comunidades onde atua, a Voith ajuda a criar um ambiente mais atraente e oferece apoio a crianças, adolescentes, jovens e pessoas socialmente desfavorecidas. Neste ano de seu aniversário, a Voith lançou o novo programa de patrocínio #VoithCares, que apoiará 50 projetos sociais em todo o mundo como reconhecimento ao trabalho voluntário realizado pelos seus colaboradores.

A empresa celebrará o ano do seu 155º aniversário com diversas comemorações e atividades para os seus colaboradores na sede da Voith, em Heidenheim, bem como em outras unidades da Voith ao redor do mundo.