Voith e Klabin conhecem a startup vencedora de desafio do programa Startups Connected

Desafio Embalagens Sustentáveis Inteligentes - Startups Connected
Foto: Divulgação AHK São Paulo

Incentivadoras do ecossistema de startups, Voith e Klabin formaram parceria para participar da 5ª edição do Startups Connected, programa de aceleração promovido pela Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo).

Após avaliação e seleção dos projetos pelo comitê julgador, a Câmara anunciou os vencedores de cada desafio. Para o tema proposto por Voith e Klabin, “Embalagens Sustentáveis Inteligentes”, a startup escolhida foi a FiberBio.

A proposta da startup é desenvolver um polímero biodegradável voltado para as embalagens, com o foco em reduzir os impactos causados ao meio ambiente por plásticos convencionais.

O produto proposto é um compósito que utiliza o amido, que possui alto potencial na produção de filmes flexíveis, de baixo custo, biodegradáveis, além de possuir vasta disponibilidade a partir de recursos naturais.

A startup vencedora terá seu projeto acelerado durante três meses, tendo acesso a diversos benefícios, como assessoria nas áreas de gestão da inovação, desenvolvimento do negócio, finanças, questões jurídicas e incentivos à inovação, de acordo com o estágio de maturidade. A selecionada também fará uma apresentação durante o primeiro dia do 8º Congresso Brasil-Alemanha de Inovação, marcado para o dia 24 de setembro. O pitch terá início às 17h30.

“A Voith se sente extremamente entusiasmada em participar deste projeto”, diz Hjalmar Fugmann, líder da Voith Paper na América do Sul. “Ao incentivar o ecossistema de startups, estamos investindo em uma nova visão de futuro: aquela na qual a colaboração para a construção de soluções sustentáveis e que transformarão o mundo como o conhecemos hoje é o caminho certo a ser seguido”, complementa.

“Para a Klabin foi muito importante estar junto com a Voith neste processo. A escolha da startup vencedora mostra que o desafio por embalagens sustentáveis e inteligentes já não é mais uma tendência e sim uma realidade. O ecossistema inovador conta com nosso apoio para seguir desenvolvendo soluções práticas e eficientes para clientes e consumidores”, explica Renata Freesz, gerente de Projetos de Inovação da Klabin.