Voith expande seu portfólio Papermaking 4.0 com três novos aplicativos

 

Foto: Divulgação Voith

Clientes do mundo inteiro contam com o portfólio modular Papermaking 4.0 da Voith para otimizar sua produção usando os melhores aplicativos industriais. Utilizando o seu profundo conhecimento do setor papeleiro, a Voith está lançando três novos aplicativos em sua plataforma de IIoT OnCumulus: OnEfficiency.BreakProtect, OnView.VirtualSensorBuilder e OnView.MassBalance.

Além de atender aos mais rigorosos padrões de segurança, os novos aplicativos são rápidos de instalar e fáceis de usar. As tecnologias já estão sendo utilizadas em diversas fábricas de papel no mundo todo. Graças às otimizações de processos e reduções no consumo de insumos, os aplicativos geralmente garantem um retorno do investimento inferior a um ano – e abrem o caminho para a fábrica de papel digital.

OnEfficiency.BreakProtect: detecção, análise e prevenção de quebras de folha de papel

Para muitos produtores de papel, a plataforma da IIoT OnCumulus já se consolidou como um hub que reúne dados de inúmeras fontes. O OnEfficiency.BreakProtect usa a inteligência artificial para analisar esse enorme volume de dados de processos enviados para o OnCumulus. Assim, esta inovadora solução detecta uma série de condições críticas de processos que podem gerar quebras no papel. Isso permite tomar ações corretivas específicas para prevenir essas quebras de maneira confiável.

“Sempre fico fascinado pelas correlações que a inteligência artificial é capaz de estabelecer. Um exemplo disso foi a maneira como conseguimos usar o OnEfficiency.BreakProtect para identificar maiores cargas de contaminantes e a presença de aglomerados de amido no pulper da SpeedSizer (que até agora não havia dados de medição). Antigamente, isso gerava muitas quebras de papel. Uma pequena reforma mecânica para evitar a entrada de amido em grandes quantidades no pulper, resolveu permanentemente esse problema que não havíamos detectado”, diz Jürgen Käser, diretor de aplicações de processos da Voith.

OnView.VirtualSensorBuilder: cálculo rápido e fácil de parâmetros de qualidade por meio de sensores virtuais

Os sensores virtuais, também chamados de “soft sensors”, vêm comprovando a sua eficácia na indústria de processos há muitos anos. Com a ajuda de modelos de dados, esses sensores calculam diversos parâmetros de qualidade, servindo como um complemento confiável aos testes de laboratório. Antigamente, o uso de sensores virtuais exigia muito tempo, além de uma enorme habilidade para a análise de dados; era um processo caro e que podia durar algumas semanas.

“Com o OnView.VirtualSensorBuilder, a Voith oferece um aplicativo intuitivo que permite aos fabricantes de papel criar seus próprios sensores virtuais com apenas alguns cliques. Em poucas horas, o novo sensor virtual está pronto para o uso,” fala Maria Knauer, gerente global de produtos de Soluções de Eficiência da Voith

Depois de instalado, os operadores podem usar o OnView.VirtualSensorBuilder para calcular, monitorar e controlar os parâmetros de qualidade mais importantes – como a resistência da folha – em tempo real. Combinado com OnCumulus.Suite, este aplicativo digital detecta valores críticos e gera avisos preventivos, permitindo que os operadores façam os ajustes necessários imediatamente. Assim, esta solução permite aumentar a estabilidade dos processos, garantir os padrões de qualidade desejados e reduzir os custos com matérias-primas e outros insumos.

OnView.MassBalance: monitoramento e redução de perdas de fibras na preparação de massa

O OnView.MassBalance mapeia os fluxos de massa em um diagrama de Sankey intuitivo, indicando desvios das faixas operacionais configuradas. Quando um limite é ultrapassado, o aplicativo automaticamente identifica a respectiva área no diagrama e recomenda uma ação corretiva para minimizar a perda de fibras. Dessa forma, o OnView.MassBalance ajuda a otimizar os processos de preparação de massa, além de centralizar todo o conhecimento disponível no sistema.

Já o OnView.DigitalEye permite aumentar ainda mais a precisão do aplicativo OnView.MassBalance. Este sistema pioneiro usa a inteligência artificial para analisar a qualidade do papel reciclado antes mesmo da sua incorporação ao processo de preparação de massa. Um aplicativo premiado, o OnView.DigitalEye está atualmente passando por testes finais em instalações piloto em fábricas de clientes no mundo inteiro, e deverá estar disponível no mercado no próximo ano. Outro aplicativo que a Voith lançará em 2022 é o OnView.Energy, que monitora o consumo de energia e as emissões de CO2 na produção. Esta solução permite identificar significativas possibilidades de economia, reduzindo o consumo de energia e aumentando a sustentabilidade da operação – o que se traduz em maior competitividade para a empresa.