Tecnologia da BASF dá acesso a imagens diárias das plantações sem interferência de nuvens

Foto: Divulgação BASF

A BASF Digital Farming GmbH, em parceria com a VanderSat, serão as primeiras empresas a oferecer comercialmente para os agricultores o acesso a imagens diárias e escaláveis da biomassa, sem interferência da cobertura de nuvem. As duas empresas assinaram um acordo comercial, que prevê a integração do produto ‘Cloud-free Biomass’ da VanderSat, com a solução xarvio™ FIELD MANAGER da BASF Digital Farming.

Os agricultores terão acesso diário a imagens de alta qualidade da biomassa das plantações. O acesso mais rápido às imagens da biomassa permite o monitoramento contínuo do desenvolvimento do cultivo, levando a melhores decisões agronômicas. Com isso, a produção é otimizada, economizando tempo e dinheiro, além de promover a sustentabilidade na agricultura.

As imagens Cloud-free Biomass estão disponíveis diariamente e oferecem grandes benefícios. Diferentemente das imagens de satélite Índice de Diferença Normalizada de Vegetação (Normalized Difference Vegetation Index, NDVI), que não estão disponíveis em dias nublados e só medem o verde espectral, o Cloud-free Biomass também mede parâmetros biofísicos e conteúdo hídrico na vegetação, para calcular de forma contínua e precisa todos os estágios do crescimento do cultivo, por toda a safra de crescimento.

Jeff Spencer, líder global de Tecnologia e Dados do xarvio, comenta: “Oferecer aos agricultores um acesso mais rápido a imagens confiáveis e de qualidade da biomassa permite maior supervisão e ajuda a reduzir riscos, garantindo que qualquer ação necessária seja tomada quase imediatamente. Temos certeza de que o Cloud-free Biomass será bem recebido pelos clientes do xarvio™ FIELD MANAGER e pelo setor agrícola”.

“Como parceiro de lançamento, o xarvio™ deu à VanderSat a oportunidade de desenvolver um produto de ponta, que atende plenamente às necessidades dos agricultores. O lançamento do produto Cloud-free Biomass é um grande passo para a VanderSat em direção a uma oferta completa para o mercado agrícola. Agora é possível monitorar continuamente as condições do cultivo, com um serviço operacional disponível no mundo todo”, diz Arjen Bakker, Diretor de Agro, Alimentos e Commodities na VanderSat.

No Brasil, a tecnologia vai proporcionar um ganho no acompanhamento das condições das lavouras. Ricardo Arruda, gerente técnico digital do xarvio, explica que algumas áreas ficam constantemente cobertas por nuvens durante a safra. “Nós estamos aumentando a frequência das imagens de satélite disponíveis aos agricultores brasileiros, com um novo mapa de biomassa disponibilizado diariamente independente das condições climáticas. Em algumas regiões do Brasil as nuvens impediam a coleta destas imagens ao longo da safra e quando isso acontecia o agricultor ficava sem acesso aos mapas de satélite dos seus cultivos, mas a partir de agora as nuvens não serão mais um problema. Na prática teremos condições de fornecer aos agricultores brasileiros imagens de altíssima qualidade dos seus campos de cultivos todos os dias, mesmo naqueles dias muito nublados.”

O Cloud-free Biomass deve ser integrado ao xarvio™ FIELD MANAGER até o final de março de 2021 e estará disponível, num primeiro momento, nas Américas do Norte e Latina. O acordo comercial entre a BASF Digital Farming Solutions GmbH e a VanderSat abrange Brasil, Canadá, Estados Unidos, Argentina, Alemanha e Ucrânia.