Voith fornecerá Sistema de Controle de Qualidade (QCS) OnQuality para Paraibuna Embalagens

Foto: Divulgação Voith.

A Paraibuna Embalagens fechou um contrato com a Voith para que a empresa forneça um Sistema de Controle de Qualidade (QCS) OnQuality, composto por scaners e sensores, para a nova máquina da papeleira em Juiz de Fora (MG). Uma das maiores fabricantes de papel embalagem e papelão ondulado do país, a Paraibuna se destaca por sua produção de embalagens recicláveis e biodegradáveis. Agora, em setembro de 2021, a empresa comissionará sua nova PM 8 no município de Juiz de Fora.

“Nossas soluções de QCS são equipadas com tecnologia de ponta. Estamos felizes em poder contribuir para que a Paraibuna opere a sua nova máquina com máxima eficiência e qualidade de produção”, comenta Daniel Augusto Pereira, engenheiro de aplicação de QCS da Voith.

O QCS OnQuality permitirá à Paraibuna atender aos mais rigorosos padrões de qualidade de papel e garantir a maior eficiência operacional da sua nova máquina de papel embalagem PM 8. O QCS adquirido pela papeleira é caracterizado por suas funções inteligentes e modulares. Sua alta confiabilidade combinada com seus baixos custos de ciclo de vida aumentam a competitividade da produção como um todo. Equipados com componentes inteligentes e amplas funções de diagnóstico, os sensores OnQuality.Sensors permitem controlar e otimizar importantes parâmetros de qualidade, como gramatura e umidade. Por serem compactos, robustos e equipados com tecnologia de ponta, os sensores também oferecem fácil acesso para manutenção e possibilitam futuras expansões do sistema. 

O scanner 5001 da família OnQuality.Scanners, por sua vez, complementam os sensores do sistema. Com um design robusto e uma plataforma de medição integrada e estável, o scanner garante a operação contínua do sistema no ambiente adverso da fábrica de papel. Graças à sua alta velocidade de deslocamento e de processamento de sinais, o scanner digitaliza perfis de alta resolução para garantir um controle preciso dos perfis longitudinal e transversal do papel. Combinado com a alta precisão de medição dos sensores OnQuality.Sensors, o sistema permite controlar todos os parâmetros de qualidade relevantes na direção transversal e longitudinal do papel. O QCS OnQuality da Voith é baseado na comprovada plataforma de automação modular ComCore, e pode ser facilmente integrado a sistemas de automação existentes de clientes, oferecendo informações claras e facilidade de acesso para os fabricantes de papel. Sua interface intuitiva facilita a otimização de diversos parâmetros de qualidade dos perfis.

Como parte do portfólio Papermaking 4.0 da Voith, os inovadores recursos 4.0 do QCS OnQuality oferecem uma integração perfeita à plataforma em nuvem OnCumulus, o que abre as portas para a digitalização de toda a fábrica de papel. Além disso, as funções 4.0 do QCS OnQuality permitem superar os limites físicos dos sensores graças a uma série de aplicações de sensores virtuais. Como complemento ideal para o QCS 4.0 OnQuality e parte integrante do portfólio de serviços Papermaking 4.0, o OnPerformance.Lab da Voith oferece consultoria remota especializada, auditorias e assistência para a resolução de problemas para melhorar os processos de fabricação de papel e de controle de qualidade com base nos dados do QCS.