Voith impulsiona projetos inovadores com a 4evergreen alliance

Foto: Divulgação Voith

A Voith está intensificando seu compromisso com a 4evergreen alliance em uma série de projetos pioneiros. Entre outras iniciativas, a empresa vem focando o desenvolvimento de processos inovadores para a desagregação de papéis-barreira em escala industrial. A aliança é composta por mais de 110 membros que participam de todo o ciclo de vida de embalagens à base de fibras – desde proprietários de florestas até produtores, designers, proprietários de marcas e recicladores. Juntos, os participantes compartilham seus conhecimentos para desenvolver ferramentas e diretrizes destinados a tornar o setor ainda mais sustentável. Como membro do grupo de trabalho de ‘Tecnologias Inovadoras de Reciclagem’ no fluxo de trabalho de Inovação da 4evergreen alliance, a Voith contribui para o desenvolvimento de novas soluções. 

A atuação da Voith está principalmente voltada para a pesquisa e o desenvolvimento de conceitos inovadores de desagregação para aumentar a reciclabilidade das embalagens à base de fibras. Para isso, as múltiplas capacidades do Centro de Tecnologia de Fibras (FTC) da Voith desempenham uma função essencial. O FTC funciona como um ambiente de teste para a reciclabilidade de papéis-embalagem, permitindo a pesquisa e o desenvolvimento de soluções sustentáveis em estreita colaboração com outros membros da aliança.

Ao focar projetos voltados para os desafios da separação e reciclagem de papeis-barreira e papeis-cartão, o FTC desenvolve tecnologias e processos que aumentam a taxa de reciclagem de embalagens à base de fibras. Os projetos envolvem três principais etapas. A primeira são os estudos preliminares para identificação dos conceitos mais promissores de desagregação. O conceito mais bem avaliado é então testado como um projeto-piloto no FTC. Depois dos testes, o conceito é otimizado e mais pesquisas são realizadas para garantir o melhor processamento possível das matérias-primas recuperadas.

A 4evergreen alliance estabeleceu a meta de alcançar uma taxa de reciclagem de 90% das embalagens à base de fibras até 2030. Essas embalagens desempenham um papel fundamental na economia circular: com a impressionante taxa de reciclagem de 82,5%, elas já fazem uma contribuição significativa à sustentabilidade. Em comparação com a reciclabilidade de outros materiais, como metais (74,8%), vidros (74,9%) ou plásticos (39,7%), a reciclabilidade das embalagens à base de fibras se destaca. Além disso, as embalagens à base de fibras têm um excelente desempenho em termos de proteção climática. O setor papeleiro europeu, por exemplo, reduziu suas emissões de dióxido de carbono em 48% desde 1990, e mais de 60% de sua energia provém de fontes renováveis – o nível mais alto de todos os setores da economia.