Voith investe em autogeração de energia solar nas unidades de Mucuri e Ponta Grossa

Foto: Divulgação Voith

A Voith Paper, por meio de sua divisão FRS, anuncia um marco significativo em sua busca por sustentabilidade e uso responsável de recursos. A procura de uma matriz energética mais limpa e renovável, a empresa tem investido na autogeração de energia solar em suas unidades de Mucuri, na Bahia, e Ponta Grossa, no Paraná.

A divisão de serviços demonstra, assim, seu compromisso ativo com metas globais de sustentabilidade, alinhando-se à visão da Voith Paper e do Grupo Voith para uma transição efetiva para fontes de energia renovável. A introdução de painéis fotovoltaicos nas unidades de Ponta Grossa e Mucuri é parte de uma série de iniciativas ambientais desenvolvidas pela companhia.

Esion Santos e Rubens de Oliveira, Gerentes de Serviços da FRS, destacam a importância dessa transição. “Essa proposta foi validada por nossa divisão de negócios junto à matriz em 2022, quando iniciamos a fase de estudos e análises. Agora, ela se soma a outras iniciativas sustentáveis da Voith Paper, que visam o uso combinado de energias verdes em nossas operações”, comentam.

Em Mucuri, o sistema de geração própria de energia solar já está em operação desde julho de 2023. A unidade de Ponta Grossa também está prestes a iniciar sua autogeração, marcando um avanço significativo no uso de fontes renováveis para o consumo energético local. Ambas as instalações são equipadas com sistemas de monitoramento online em tempo real da produção energética, permitindo estimativas promissoras de ecoeficiência, por meio de reduções no custo da energia hidrelétrica consumida localmente.

A autogeração de energia solar já tem sido implementada em unidades do Grupo na Alemanha (Kiel, Rutesheim e Mönchenglad-bach) e na Índia (Noida). Projetos de geração de energia solar estão em planejamento em várias unidades da Voith, incluindo São Paulo, Düren e Weißenborn (Alemanha), Tolosa (Espanha), Dubai (Emirados Árabes Unidos), Hyderabad e Vadodara (Índia) e Xangai (China).