Voith lança novo revestimento AiroDry H para rolos-guia da seção de secagem

Foto: Divulgação Voith

Com base em suas décadas de experiência em revestimentos de rolos, a Voith agora complementa o seu portfólio de produtos para rolos-guia com o novo revestimento AiroDry H. Rolos-guia são utilizados ao longo de toda a máquina de papel e, por isso, precisam atender aos mais diversos requisitos técnicos. Na seção de secagem, sua principal função é guiar as telas secadoras e o papel com segurança ao longo do seu percurso pela máquina. A corrosão, o desgaste ou a contaminação desses rolos reduz a eficiência da máquina de papel ao aumentar a possibilidade de quebras da folha de papel. Além disso, impurezas ou abrasão nos rolos-guia também reduzem a vida útil das telas secadoras. Em situações extremas, os rolos-guia podem até mesmo chegar a quebrar, provocando paradas não programadas. 

O revestimento AiroDry H é fabricado em composite reforçado com fibras que oferecem propriedades antiestáticas, alta resistência à abrasão e resistência a temperaturas de até 130 C – um valor superior às temperaturas ambientes às quais os rolos-guia operam na seção de secagem. O novo revestimento de rolo também oferece excelente resistência e sua superfície lisa garante uma interação suave com as telas secadoras.

“O lançamento do AiroDry H é o resultado de um longo projeto de desenvolvimento de um revestimento em composite reforçado com fibra para rolos-guia da seção de secagem. O revestimento AiroDry H é especialmente competitivo para rolos-guia em más condições de conservação que não podem simplesmente ser revestidos com um revestimento térmico. Este produto oferece uma boa alternativa e abre novas possibilidades”, explica Carl Taylor, Gerente global de produtos para a Seção de Secagem da Fabric & Roll Systems da Voith.

O AiroDry H está disponível para todos os tipos de seções de secagem e pode ser usado para rolos de aço e fibra de carbono. É uma solução econômica para prolongar a vida útil de camisas de cilindro danificadas ou corroídas. Junto com suas vestimentas e raspadores feitos sob medida, a Voith oferece soluções personalizadas para aumentar o desempenho e a segurança das máquinas de papel.