Voith oferece as soluções de preparação de massa mais sustentáveis e eficientes do setor

Foto: Divulgação Voith

A sustentabilidade na preparação de massa não é uma visão do futuro: é uma realidade. Muitas fábricas já estão se beneficiando das soluções do portfólio de preparação de massa líder de mercado BlueLine da Voith. Nos últimos cinco anos, os especialistas da Voith comissionaram mais de 30 fábricas com uma capacidade de produção total de 12,8 milhões de toneladas por ano. Mais do que isso, a Voith lançou mais de 20 máquinas inovadoras nos últimos anos. Com profunda experiência no setor, a Voith se destaca por seu amplo know-how e padrões de processos otimizados e confiáveis. Além disso, o desenvolvimento de soluções inovadoras agora faz parte do programa de sustentabilidade “Papermaking for Life” da Voith, por meio do qual a empresa investirá anualmente cerca de 100 milhões de euros na pesquisa e desenvolvimento de inovações que aumentarão ainda mais a sustentabilidade e eficiência da produção papeleira.

“Como fornecedora completa, não focamos os componentes individuais da máquina, mas o processo de preparação de massa como um todo”, confirma Andreas Heilig, vice-presidente de produtos de Fiber Systems da Voith Paper. “Instalamos nosso portfólio de preparação de massa BlueLine em novas fábricas no mundo inteiro. Além disso, a modernização de fábricas existentes com nossas soluções também se paga rápido – tanto economicamente como em termos de sustentabilidade e eficiência.”

Falk Albrecht, diretor de tecnologia de processos de Fiber Systems da Voith Paper, salienta que a energia consumida por bombas representa até 50% do consumo de energia de um sistema de preparação de massa. Isso oferece um enorme potencial de otimização, especialmente em sistemas mais antigos. Para minimizar o consumo de energia, as soluções da Voith estabilizam ao máximo os parâmetros de qualidade sem comprometer o desempenho dos processos. Sozinha, essa medida já oferece uma redução de 20% a 30% no consumo de energia. E a mesma atenção é dada aos baixos níveis de pressão. Outra solução da Voith que contribui para aumentar a eficiência energética do processo é a tecnologia LowEnergyFlotation (LEF), que oferece economias de energia de até 50% em bombas de flotação sem prejudicar o resultado do processo.

Um consumo significativamente menor de água e energia para os clientes também é possibilitado pelo sistema de gestão de água e efluentes AquaLine, uma solução engenhosa em todos os aspectos. Desenvolvido e otimizado conjuntamente pela Voith e a Meri ao longo de muitos anos, esse sistema realiza o tratamento biológico da água de processo, reduzindo sua DQO e teor de cálcio.

Além de economizar água limpa, essa solução reduz o consumo de aditivos na máquina de papel. A variante AquaLine Flex permite reduzir o consumo de água limpa para menos de 5 litros por quilograma de papel produzido. Já o próximo nível dessa tecnologia, o AquaLine Zero, reduz o consumo de água limpa para 1,5 litros por quilograma de papel produzido. Além disso, o biogás produzido pelo processo permite reduzir o uso de combustíveis fósseis – o que proporcionou uma redução de cerca de 10% nas emissões de CO2 de uma fábrica alemã.