Na jornada da transformação digital da indústria papeleira da América Latina, a Voith Paper tem auxiliado empresas a conhecer como as soluções de automação e digitalização podem proporcionar ganhos de disponibilidade, eficiência e operação às suas fábricas de papel e celulose. A proximidade e o suporte especializado local são referenciais da atuação da companhia, orientada às necessidades dos clientes da região. Um exemplo disso é o fortalecimento da parceria de mais de 20 anos da Voith com a empresa argentina de automação e controle CPI – que atuará como representante comercial das soluções de automação e digitalização da Voith na Argentina e no Uruguai.
“Nosso objetivo é que a Voith Paper e a CPI sejam vistas como parceiras na transição digital das papeleiras da região. Queremos desfazer mitos e mostrar que as empresas podem investir de maneira gradual para realizar essa transição, e à medida que avançam nessa jornada, cada vez mais vão colhendo os frutos das melhorias em sua operação”, ressalta Ivan Medeiros, gerente de vendas de Automação e Soluções Digitais da Voith Paper América do Sul.
Evidenciar a viabilidade de um investimento gradual na automação e digitalização representa uma das frentes do relacionamento com fabricantes da região latino-americana. Esse é o posicionamento que se refletirá na interação da Voith e da CPI com clientes e prospects – sempre considerando demandas e dinâmicas distintas de negócios correlatos, com a Argentina voltada à produção de papel, e a produção de celulose no foco no Uruguai.
“Em linha com a expectativa de aumentar a nossa base instalada na América Latina, na Voith já iniciamos a capacitação da equipe da CPI para criação de uma estrutura local para atender projetos na área de automação, com suporte especializado, assistência técnica, atendimento pós-venda e portfólio de abrangente de serviços de manutenção”, afirma Daniel Ferreira, Gerente de Vendas da Voith Paper Argentina.
Em campo, a estratégia da Voith ao setor papeleiro latino-americano buscará amplificar o conhecimento e demonstrar benefícios trazidos às operações. Essa abordagem terá como respaldo a oferta de soluções do novo portfólio Papermaking 4.0, resultado da recente fusão das tecnologias de automação e digitalização da Voith e sua subsidiária BTG, fundamentadas por três focos da otimização da produção de papel e celulose:
• Eficiência: economia de recursos, redução de custos e estabilização da qualidade graças a malhas de controle abertas ou fechadas usando controles de processos avançados e IA.
• Disponibilidade: melhoria dos processos de manutenção e aumento da disponibilidade das máquinas.
• Operação: aplicativos intuitivos para uma ampla gama de funções, e aplicados para analisar e visualizar dados, criar sensores e atuadores virtuais, exibir painéis de controle, coletar e gerenciar dados, bem como gerar relatórios e notificações.
“Trabalharemos ainda mais alinhados às necessidades da indústria papeleira da América Latina, com foco nos ganhos de eficiência e sustentabilidade oferecidos pela digitalização, para viabilizar indicadores que, cada vez mais, nortearão as tomadas de decisão na produção de papel do futuro”, conclui Antonio Lemos, Presidente da Voith Paper América do Sul.