Voith publica seu Relatório de Sustentabilidade 2021

Foto: Divulgação – Voith

O Grupo Voith acaba de publicar seu Relatório de Sustentabilidade 2021. Em sua 12ª edição, o relatório descreve a evolução da empresa em sua estratégia de sustentabilidade no ano fiscal 2020/21 e seus futuros desafios.

“Queremos fazer uma contribuição mensurável ao desenvolvimento sustentável da nossa sociedade e empresa. Para isso, todos os anos definimos metas ambiciosas e mensuráveis buscando melhorar o nosso desempenho,” explica o Dr. Toralf Haag, CEO do Grupo Voith. “Nossas maiores conquistas em descarbonização estão na fase operacional dos nossos produtos, isto é, durante o seu uso pelos nossos clientes. Todas as três Divisões do Grupo contribuem para a descarbonização de indústrias com seus produtos e serviços.”

Ações contínuas levam à neutralidade climática

No início deste ano, a Voith conquistou um grande marco em termos de sua própria sustentabilidade. Desde 1º de janeiro de 2022, a empresa opera de maneira climaticamente neutra em todas as suas unidades mundiais – o que faz da Voith uma pioneira no setor de engenharia industrial e mecânica. Isso só foi possível pela adoção de diversas medidas para o aumento de sua eficiência energética. Desde o ano fiscal de 2011/12, por exemplo, a Voith reduziu o seu consumo energético em cerca de 130 Gwh (ou quase um terço do seu consumo) por meio de medidas como o uso de LEDs, a modernização de prédios para torná-los mais energeticamente eficientes, e a recuperação de calor em processos fabris. Ao longo dos próximos 25 anos, a Voith pretende reduzir o seu consumo de energia em pelo menos 2,5% ao ano.

Para alcançar o seu status de empresa climaticamente neutra até o início de 2022, a Voith também aumentou seu uso de eletricidade gerada a partir de fontes renováveis no último ano fiscal. Destacado como um objetivo no atual Relatório de Sustentabilidade, neste ano fiscal a empresa quase dobrou a proporção de eletricidade verde em sua matriz energética na comparação com o ano passado, aumentando-a para 87%. Para isso, a Voith mudou seus critérios de compra de eletricidade: sempre que possível, toda eletricidade adquirida deverá ser proveniente de fontes 100% renováveis – preferivelmente de hidrelétricas e sem a participação de energia nuclear.

Na comparação com o ano anterior, a empresa também dobrou sua autogeração de eletricidade por fontes renováveis, aumentando-a para 6 GWh. Uma participação fundamental nessa conquista foi dada pelos novos projetos de geração solar realizados nas unidades da Voith na Áustria (Laakirchen, Frankenmarkt, Wimpassing e Sankt Georgen), nos Países Baixos (Twello) e na China (Xangai). No início deste ano fiscal, além das instalações fotovoltáicas existentes em Faridabad e Vadodara, um terceiro sistema entrou em operação na Índia, na cidade de Noida. Outros projetos de geração solar estão sendo planejados para as duas unidades alemãs de Kiel e Rutesheim. Até o final do ano fiscal de 2026/2027, o volume de autogeração elétrica por fontes renováveis nas unidades mundiais da Voith deverá aumentar para 16 GWh.

Entre os anos fiscais de 2016/17 e 2021/22, a Voith reduziu suas emissões de CO2 praticamente à metade, para 86.000 toneladas. Até o ano fiscal 2049/50, a Voith pretende minimizar suas compensações de CO2 com ainda mais autogeração e um menor consumo de energia proveniente de fontes fósseis.

Disponível em alemão e inglês, o último Relatório de Sustentabilidade da Voith pode ser baixado aqui.