Voith segue em trajetória de crescimento sustentável

Foto: Divulgação Grupo Voith

O Grupo Voith obteve um bom desempenho no ano fiscal de 2021/22 (encerrado em 30 de setembro), comprovando sua solidez operacional e financeira. Os pedidos recebidos pelo Grupo superaram os já elevados valores do ano fiscal passado. As vendas, o resultado operacional e o lucro líquido da empresa apresentaram crescimento significativo. Tanto a ampla diversificação setorial e geográfica da empresa como a sólida posição de mercado das três Divisões do Grupo e de suas cadeias de suprimentos regionais foram fundamentais para esse desempenho. Mesmo em um ambiente econômico desfavorável, a posição financeira robusta da Voith lhe permite fazer aquisições e expressivos investimentos no desenvolvimento de tecnologias inovadoras para explorar novas áreas estratégicas de crescimento.

Ao comentar o desempenho do ano fiscal de 2021/22, o Presidente e CEO do Grupo Voith, Dr. Toralf Haag, destaca: “A Voith manteve seu crescimento lucrativo, mesmo sob condições difíceis. Com isso, não apenas demonstramos que nosso foco estratégico em tecnologias sustentáveis está dando bons resultados. Mais do que isso, comprovamos mais uma vez a resiliência do nosso modelo de negócio. Mesmo em um ambiente econômico que deverá continuar difícil no curto prazo, estamos em uma situação favorável para seguir nossa trajetória de crescimento sustentável e sair mais fortes destes tempos de crise”.

Indicadores de desempenho financeiro de 2021/22: maior lucratividade 

Os principais indicadores de desempenho do Grupo Voith apresentaram melhora no ano fiscal de 2021/22. Esse resultado também foi favorecido por recentes aquisições e efeitos cambiais. Mais uma vez, todas as três Divisões do Grupo contribuíram para esse avanço.

Os pedidos recebidos superaram as expectativas, atingindo 5,16 bilhões de euros, o que representa um aumento de 3% em comparação ao excelente desempenho do ano passado. Ao valor de 7,03 bilhões de euros, os pedidos em carteira quebraram a barreira histórica dos 7 bilhões de euros. Com isso, o valor registrado na data de encerramento do exercício ficou mais de 12% acima do valor do ano passado. Com um aumento de 15%, chegando a 4,88 bilhões de euros, as vendas do Grupo também superaram as expectativas. Em especial, esse valor foi o resultado do alto valor de pedidos recebidos em anos anteriores combinado ao relaxamento das restrições da Covid em grande parte do mundo, o que permitiu à empresa processar um maior número de pedidos em carteira. Com um aumento de 21%, o resultado operacional (EBIT) superou o crescimento das vendas para chegar a 200 milhões de euros, mesmo com o desempenho insatisfatório na Alemanha. O retorno sobre as vendas cresceu levemente, alcançando 4,1% (comparado com 3,9% no ano passado), enquanto o retorno sobre o capital empregado (ROCE) chegou à casa de dois dígitos, com 10,5% (em comparação com 9,6% no ano passado). O lucro líquido do Grupo Voith saiu do terreno levemente positivo do ano passado (1 milhão de euros) para chegar a robustos 30 milhões de euros.

Mais uma vez, a Voith investiu expressivamente no futuro de seus negócios. Os investimentos em pesquisa e desenvolvimento cresceram 11%, totalizando 213 milhões de euros. Além disso, o Grupo está em boa situação financeira para manter esses altos investimentos em P&D no futuro. O índice de capital próprio, por sua vez, subiu para 24,1% na data de encerramento do exercício. E ao valor de 93 milhões de euros, o fluxo de caixa gerado pelas atividades operacionais do Grupo voltou claramente ao terreno positivo. A dívida líquida do Grupo continua muito baixa. Como resume o Dr. Toralf Haag: “Mesmo com as consideráveis aquisições feitas no passado recente, ainda temos a folga financeira necessária para investir no crescimento das nossas áreas de foco.”