A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO), líder no mercado brasileiro de veículos comerciais, internacionaliza seu programa Formare, voltado ao ensino e formação profissional de jovens, com a expansão para um novo país: o México. Em parceria com a Fundação Iochpe do Brasil e a Universidade Tecnológica San Luis Potosí (UTSLP), a iniciativa chega a mais uma unidade da montadora com o objetivo de fomentar o desenvolvimento e qualificar jovens de Querétaro, cidade que sedia a maior operação da VWCO fora do Brasil. A turma inaugural é composta por seis alunos e iniciará as aulas no próximo dia 21 de outubro.
O Formare é um programa de qualificação profissional voltado para jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica idealizado pela Fundação Iochpe. Baseado em práticas pedagógicas inovadoras, o formato de ensino combina as transformações e demandas do mercado de trabalho, propondo estrutura curricular que integra o desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais. Em parceria com a Universidade Tecnológica de San Luis Potosí (UTSLP), foi construída uma grade de disciplinas sob medida para a aplicação do curso na VWCO México e certificação com base nas principais demandas da indústria local.
“Com esta iniciativa, temos a possibilidade de viabilizar novas oportunidades para a comunidade e retribuir à sociedade, além de podermos gerar impacto positivo no presente e transformar o futuro de gerações. Nosso objetivo é oferecer experiência educacional de qualidade e chances de desenvolvimento pessoal e profissional para acelerar a empregabilidade com um olhar especialmente atento para a diversidade, equidade e inclusão”, enfatizou Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
A escolha do México para a expansão do programa se deu em virtude do potencial do país e da crescente demanda por profissionais qualificados no setor automotivo, visto que a nação é uma das dez maiores produtoras de veículos do mundo e conta com um mercado de trabalho altamente competitivo na região em que a fábrica está instalada. Com certificação de especialista em operações industriais emitida pela UTSLP, espera-se formar uma geração de profissionais altamente capacitada para atuar na indústria 4.0, estimular a inovação e fortalecer a cadeia produtiva.
“Temos muito orgulho de trazer este programa para o México, o que representa uma conquista histórica para a nossa organização. Para nós, a formação e o desenvolvimento das pessoas são muito importantes, pois sabemos que é a chave para o crescimento do país e da indústria. Ao oferecer um curso ministrado por nossos próprios colaboradores, estamos proporcionando aos alunos uma experiência única de contato com profissionais experientes e ensino acadêmico de qualidade. Temos certeza de que o Formare criará oportunidades para as novas gerações, promovendo o fortalecimento da sociedade, da nossa empresa e da indústria”, celebrou Frank Gundlach, diretor geral da Volkswagen Caminhões e Ônibus no México.
Ao oferecer a oportunidade de especialização, as instituições envolvidas não apenas qualificam jovens para o mercado de trabalho, mas também fortalecem sua autoestima e confiança. Além de ser um passaporte para o mundo profissional, este é um reconhecimento de suas capacidades e um incentivo para que continuem se desenvolvendo.
De acordo com Marcos Oliveira, CEO da Iochpe-Maxion e presidente do Conselho da Fundação Iochpe, “além de gerar oportunidade aos jovens, o Formare proporciona uma experiência única para os colaboradores da empresa que atuam como educadores voluntários. São eles que, com sua dedicação e conhecimento, tornam-se mentores e modelos para os jovens. Não são apenas professores, mas referências profissionais e pessoais, mostrando na prática como o comprometimento e a ética podem guiar carreiras de sucesso. Essa relação é um dos aspectos mais inspiradores do programa, porque demonstra que todos nós podemos, individualmente, contribuir para transformar vidas”.
No Brasil, a VWCO recebe alunos do Formare há 24 anos, tendo formado mais de 300 jovens, dos quais 76% foram contratados por empresas do Consórcio Modular e ocupam cargos em diversos níveis hierárquicos. Essa parceria é um exemplo de como a união de esforços e combinação da expertise da indústria com o conhecimento acadêmico podem gerar resultados positivos para a sociedade.