Volkswagen celebra 20 anos da fábrica de São José

Foto: Divulgação Volkswagen

Referência em modernidade, eficiência e sustentabilidade nos processos produtivos, a fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais, no Paraná, completa 20 anos de atividades e acelera a produção do SUV T-Cross, que vai revolucionar o segmento no Brasil. O evento de comemoração do aniversário da unidade, realizado no dia 19 de fevereiro, contou com a presença do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, de Pablo Di Si, Presidente e CEO da Volkswagen América Latina, entre outras autoridades, concessionários, fornecedores, empregados e outros parceiros da Volkswagen.

“Estamos com uma grande expectativa para a chegada do T-Cross ao mercado, recebendo avaliações muito positivas. O T-Cross será enviado para outros continentes. O mercado de SUVs é o que mais cresce no País, com aumento de 22,1% em todo o ano de 2018, enquanto outros segmentos evoluíram 10,6%, no mesmo período”, explicou Pablo Di Si.

Com investimentos da ordem de R$ 2 bilhões, o T-Cross é o primeiro SUV produzido pela Volkswagen no Brasil e chega ao mercado nacional em abril. Para fabricar o T-Cross a unidade paranaense ganhou uma nova área de Armação, com 5.500m² de área construída e equipamentos de última geração, que permitirão maior flexibilidade na produção do novo modelo. O investimento também abrange a completa modernização em todas as áreas com foco na aplicação de inovações da Indústria 4.0, que cria processos inteligentes e flexíveis, tendo a produtividade como um dos principais resultados.
 
A Estamparia, onde as chapas de aço são moldadas, recebeu 158 novas ferramentas. Na Armação foram instalados 239 robôs, mais rápidos, precisos e eficientes, assim como equipamentos de solda a laser, que fazem a união das peças por meio de um feixe de luz. A Pintura foi reprogramada e customizada para receber as novas cores que acompanharão o modelo, além de um equipamento de aplicação de cera nas cavidades, garantindo uma proteção extra contra corrosão.
 
A Montagem Final recebeu modificações para atender a Estratégia Modular MQB no Fahrwerk – onde é feita a união da parte motriz do veículo (motor, transmissão e suspensão) com a carroceria. A unidade também recebeu o seu primeiro robô colaborativo, que auxilia a montagem do eixo traseiro do modelo, ao lado de um operador. Altamente tecnológico e seguro, o robô conta com sistemas que paralisam a operação ao menor sinal de resistência, evitando acidentes.
 
Além disso, a fábrica também investiu na qualificação de seus empregados. Para receber o T-Cross, foram ministradas mais de 40 mil horas de treinamento.
 
Com a grande expectativa para a chegada do T-Cross, a Volkswagen também retomará o segundo turno de produção na unidade. A partir de abril, 500 empregados em layoff (suspensão temporária de contratos de trabalho) retornarão às atividades, acelerando a produção do SUV.
 
Ofensiva de SUVs

O T-Cross faz parte dos cinco SUVs completamente novos que a Volkswagen lançará no Brasil até 2020. O primeiro deles foi o Tiguan Allspace, que já é o segundo SUV premium mais vendido do País, com mais de 1.000 unidades vendidas mensalmente. O segundo será o T-Cross e o terceiro SUV dessa estratégia será o Tarek, a ser produzido na fábrica de General Pacheco, na Argentina, fruto de investimentos de US$ 650 milhões naquele país.
 
Atualmente, os SUVs representam 23,3% do mercado total de automóveis de passeio no Brasil. Considerando o mercado de carros e comerciais leves, estima-se que em quatro anos, de dez unidades vendidas no Brasil, no mínimo três serão SUVs.
 
São José dos Pinhais, a fábrica mais moderna da Volkswagen no Brasil

A fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná, foi inaugurada em 18 de janeiro de 1999. É uma das mais modernas fábricas do Grupo Volkswagen. Desde a sua inauguração, já produziu mais de 2,6 milhões de veículos e atualmente emprega cerca de 2.600 pessoas, produzindo os modelos T-Cross, Fox, Golf, Audi Q3 e Audi A3 Sedan.