Volkswagen é a marca com maior crescimento em 2018

O ano de 2018 foi de expressivas realizações para a Volkswagen. A marca terminou o ano como a montadora com maior crescimento em market share, com 2,3 pontos percentuais a mais que em 2017, chegando a cerca de 15%.

“O ano de 2018 marca a consolidação da estratégia da Nova Volkswagen com a maior ofensiva de produtos da nossa história. Lançamos 11 modelos novos e, agora em 2019, manteremos o ritmo forte com o T-Cross, produzido em nossa fábrica em São José dos Pinhais, no Paraná, que chega para competir no segmento que mais cresce no País, o de SUVs”, afirma o Presidente e CEO da Volkswagen América Latina, Pablo Di Si.
 
Em 2018, ano em que completou 65 anos no Brasil, as vendas da Volkswagen aumentaram 35% em relação a 2017, chegando a 366.911 unidades. O Gol, que passou a contar com transmissão automática no ano passado, liderou as vendas da marca no País, com 77.622 unidades; o Polo foi o segundo modelo mais vendido da VW, com 69.583 unidades, sendo que mais da metade são versões com motor 1.0 TSI.

Outros dois modelos que se destacaram em 2018 foram Amarok e Tiguan, que apresentaram novidades durante o ano passado. Impulsionada pela grande aceitação da versão com motor V6, a Amarok teve 18.767 unidades comercializadas, um crescimento de 56% em relação a 2017. Já o Tiguan Allspace registrou 5.773 unidades vendidas, um resultado quatro vezes maior que o desempenho do modelo em 2017. Ambos fecharam 2018 na vice-liderança em suas respectivas categorias, picape média e SUV premium.  

Lançado em janeiro, o Virtus encerra o ano com 41.683 unidades vendidas e como o carro mais premiado do Brasil. O modelo, concebido para atender as necessidades dos clientes da região SAM (América do Sul, Central e Caribe), conquistou até agora mais de 20 prêmios, entre eles alguns dos mais prestigiados da imprensa nacional, como o de ‘Carro do Ano’, da revista Autoesporte, ‘Melhor Compra’ e ‘Os eleitos’, da revista Quatro Rodas e ‘Melhores do Ano’, do Jornal do Carro.

Maior produtora de veículos da história do País, com mais de 23 milhões de unidades fabricadas desde 1953, a Volkswagen também registrou um aumento de 6,2% na produção em 2018, em relação a 2017. O desempenho foi puxado pela boa performance da marca principalmente no mercado interno e pela atuação em países como Chile e Paraguai, nos quais a marca registrou crescimento de 45,6% e 73,7%, respectivamente.

A Volkswagen é responsável por aproximadamente 20% de todos os veículos exportados do País. O Gol é o modelo mais exportado da marca, com 35.620 unidades embarcadas, seguido pela Saveiro (18.617), Polo (16.813), up! (15.807) e Virtus (11.475). 

2019 chega repleto de novidades
 
Apresentado mundialmente em outubro de 2018, o T-Cross, primeiro SUV a ser fabricado pela Volkswagen do Brasil, chegará ao mercado no início do segundo trimestre de 2019, tornando ainda mais abrangente o portfólio da marca. Fruto de investimento de R$ 2 bilhões, para seu desenvolvimento e modernização da produção em São José dos Pinhais (PR), o modelo faz parte da ofensiva de SUVs da Volkswagen, que prevê o lançamento de cinco modelos completamente novos. O primeiro deles foi o Tiguan Allspace.
 
Em 2019 a Volkswagen também expandirá a atuação das concessionárias digitais, que iniciaram fase piloto em dezembro de 2018. O novo conceito de venda de carros, com tela touch, óculos de realidade virtual e tablet será implementado em 30 lojas na América Latina no primeiro trimestre de 2019, gerando ainda mais negócios para a marca. Os clientes latino americanos serão os primeiros a contar com concessionárias Volkswagen com esse nível de implementação de recursos digitais, que proporcionam uma experiência moderna, imersiva e apoiam o cliente em uma melhor decisão de compra. Nesse novo formato, será possível haver concessionárias digitalizadas, flexíveis e enxutas, a partir de 90 metros quadrados. Até o final de 2019 cerca de 100 pontos de venda da marca só no Brasil já deverão contar com essa tecnologia.

Divulgação: Volkswagen