A Volkswagen do Brasil assinou a adesão ao Movimento Mulher 360 e à Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial em cerimônia realizada na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). O evento contou com as presenças do CEO da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom; do Vice-Presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil e Região América do Sul, Douglas Pereira; de representantes dos dois movimentos, da Representação Interna dos Empregados e de pessoas colaboradoras que integram os cinco grupos de diálogo da Volkswagen do Brasil, entre as quais as pessoas voluntárias em prol da equidade de gênero e igualdade racial na VW.
“A adesão da Volkswagen do Brasil ao Movimento Mulher 360 e à Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial demonstra o forte compromisso da empresa com o tema Diversidade & Inclusão. Recentemente, também nos tornamos signatários do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+. A proximidade da Volkswagen do Brasil com esses importantes movimentos permite evoluirmos cada vez mais em nossas metas e no fortalecimento da estratégia em prol das pessoas, tornando a Volkswagen uma empresa cada vez mais humana e diversa”, afirma Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil.
“A jornada de transformação cultural e evolução da Volkswagen do Brasil tem a Diversidade & Inclusão como pilar fundamental. Queremos garantir cada vez mais um espaço de segurança e confiança para cada uma das nossas pessoas, promovendo o respeito e a inclusão como valores essenciais. Tenho orgulho dessa trajetória, que segue acelerada”, diz Douglas Pereira, Vice-Presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil e Região América do Sul e sponsor dos grupos de diálogo pela Diversidade & Inclusão da VW.
Com as novas adesões, a Volkswagen do Brasil se responsabiliza em fortalecer seu posicionamento em prol da equidade de gênero e dos 7 Princípios de Empoderamento Feminino da ONU, já apoiados pela empresa desde 2021, assim como atuar de acordo com os 10 compromissos em prol da igualdade racial previstos pela Iniciativa.
“O Movimento Mulher 360 é uma associação comprometida em promover a equidade de gênero e o aumento da participação feminina no ambiente corporativo, nas comunidades e na cadeia de valor. Fomentamos, sistematizamos e disseminamos uma inteligência coletiva para acelerar a jornada de equidade nas organizações e advogar o tema na sociedade. Ter a Volkswagen do Brasil como empresa associada viabiliza a potencialização desses avanços. Estamos muito felizes com a chegada da VW em nosso grupo”, diz Margareth Goldenberg, gestora executiva do Movimento Mulher 360.
“Recebemos com muito orgulho a adesão da Volkswagen do Brasil à Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial. Juntos, estamos determinados a quebrar barreiras, desafiar preconceitos sistêmicos e promover um futuro mais inclusivo. Trabalhando de mãos dadas, nosso objetivo será criar uma mudança de paradigma que desmonte o racismo e garanta igualdade de oportunidades para todos na reconstrução de uma indústria que abraça a diversidade, celebra a riqueza cultural e abre caminho para mudanças duradouras”, afirma o Professor Dr. José Vicente, fundador da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial e fundador e reitor da Universidade Zumbi dos Palmares.
Volkswagen tem a meta de 30% de mulheres na liderança
A Volkswagen do Brasil conta com uma estratégia robusta de Diversidade & Inclusão com diversas ações. No pilar gênero, a marca tem a meta de alcançar 30% de mulheres na liderança até 2025.
Nesse sentido, a Volkswagen do Brasil também foi a primeira fabricante de veículos do País a fechar um acordo para captação de uma dívida bancária, em 2022, por meio da modalidade de Notas de Crédito à Exportação (NCE), com compromissos ESG (Ambiental, Social e Governança), chamada Sustainable-Linked Loan (título de dívida sustentável).
A operação, realizada com o Bradesco, foi fechada no valor de R$ 500 milhões, com prazo de três anos, e está atrelada a compromissos claros da montadora de aumentar a participação de mulheres na liderança e de reduzir emissões de CO2 de origem fóssil em suas operações. Essa meta, por exemplo, visa elevar, até 2024, de 14% para 26% a participação de mulheres em cargos executivos, sendo que em posições de gerência a presença feminina deve subir de 9% para 25%. Para 2023, a Volkswagen do Brasil tem o objetivo de atingir 22,4% de pessoas do gênero feminino em posição de liderança.