VW Caminhões e Ônibus e VWFS Brasil lançam o 1º banco digital de montadora para caminhoneiros do Brasil

Foto: Divulgação – VW Caminhões e Ônibus

A Volkswagen Caminhões e Ônibus e a Volkswagen Financial Services Brasil anunciam  a criação de uma conta digital para a cadeia logística do Brasil por meio da fintech Trucker Pay. As empresas saíram na frente e desenvolveram uma instituição de pagamento destinada aos frotistas e caminhoneiros autônomos que atuará como banco digital a partir do mês de maio de 2021.

Trata-se de um arranjo de pagamento aberto para o ecossistema de caminhões e ônibus no Brasil, via aplicativo de celular, atendendo desde as transportadoras até os caminhoneiros, e com estratégica participação da Rede Concessionária VWCO. O objetivo é garantir ainda mais agilidade, segurança e praticidade no segmento de transporte rodoviário de cargas.

“Os bancos digitais e segmentados estão crescendo e ganhando cada vez mais clientes no Brasil. Analisando essa mudança de mercado e para trazer ainda mais tecnologia e sinergia à operação do nosso ecossistema de negócios, estamos lançando o Trucker Pay”, explica Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Segundo o executivo, a nova fintech compartilhará a oportunidade de novas receitas e mais agilidade entre os principais players do mercado – incluindo transportadoras, rede concessionária e outros estabelecimentos parceiros – e facilitará o dia a dia até do caminhoneiro.

“A ideia é oferecer um novo canal para fortalecer a atuação da VWFS no ecossistema de transporte rodoviário e as parcerias com as principais transportadoras e com a rede de concessionários. Assim, concedemos crédito logo na ponta às transportadoras, promovemos funding para um arranjo de pagamento aberto especializado no setor e fomentamos a liquidez para mais eficiência e rapidez nos atendimentos e vendas de serviços”, completa Rodrigo Capuruço, Managing Director da VWFS Brasil.

Como funciona

Concebido em parceria com a empresa de tecnologia Somos Login, o Trucker Pay chega com taxas atrativas, pagamento via QRcode através do celular, transferências em tempo real e gerando novas receitas de cashback. Na base dos serviços está o acesso a uma conta digital de forma pré ou pós-paga, possibilitando a gestão financeira e operacional do custeio de frete de forma totalmente digital.

As transportadoras cadastradas no Trucker Pay criam cards que funcionam como cartões virtuais com os limites disponibilizados pela VWFS e os distribuem para os motoristas de caminhão com os quais trabalham. Assim, os condutores podem utilizá-los em estabelecimentos diversos, tais como postos de gasolina, concessionárias, oficinas, restaurantes, lojas de conveniências e vários outros locais conveniados e a transportadora só desembolsa algo no fechamento da fatura (em até 30 dias).

Para acessar o Trucker Pay é bem fácil. Ele pode ser baixado nas lojas Play Store e Apple Store, ou pelo site www.truckerpay.com.br e o cadastro, tanto para pessoas como para empresas, é totalmente online.

Facilidades

Dentre os objetivos do Trucker Pay, estão:

  • Oferecer uma plataforma de meios de pagamento digital para serviços e gastos em geral de manutenção de caminhões e ônibus e frete;
  • Fornecer solução/gestão financeira, que facilite a vida do caminhoneiro, frotistas e demais empresas da cadeia de serviços;
  • Fidelizar e gerar engajamento do autônomo e frotista, gerando maior interação e oportunidades de negócios;
  • Trazer mais agilidade ao atendimento de oficina, uso de pedágio, abastecimento, entre outros;
  • Realizar a automatização de processos com transparência e mais eficiência nos atendimentos e venda de serviços;
  • Gerar uma nova receita para os players que atuarem como emissores de usuários, como Transportadores e Rede Concessionária, rentabilizando ainda mais as suas operações.

Não somente transportadores e estabelecimentos ligados ao transporte podem se cadastrar: o Trucker Pay atenderá os demais segmentos e trará vantagens para todos. Basta o estabelecimento se cadastrar e os usuários se cadastrarem como motoristas em um processo digital rápido.