VWCO recebe Selo Paulista de Diversidade por ações de pluralismo e inclusão

Foto: Divulgação Volkswagen

Mais uma vez, a Volkswagen Caminhões e Ônibus foi reconhecida pelas suas práticas para a promoção do pluralismo e inclusão: no dia 28 de março, a montadora recebeu o Selo Paulista de Diversidade, uma certificação concedida pelo Governo do Estado de São Paulo. A cerimônia de entrega do reconhecimento foi realizada no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista. Na ocasião, 51 organizações públicas, privadas e da sociedade civil foram reconhecidas por suas ações de promoção e valorização da diversidade.

“Para a VWCO é motivo de muito orgulho receber esse reconhecimento importantíssimo, pois reforça que estamos no caminho certo no desenvolvimento de ações que incentivam o pluralismo e a inclusão dentro da nossa empresa. Agradecemos e reafirmamamos mais uma vez o nosso compromisso de sempre trabalhar para promover a diversidade”, afirma Roberto Cortes, Presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Inciativas de pluralismo e inclusão na VWCO

O certificado concedido à Volkswagen Caminhões e Ônibus é resultado do fortalecimento de sua política de pluralismo e inclusão. Nos últimos anos, a montadora avançou nessas práticas, reforçando essa consciência na liderança e nos colaboradores, em linha também com ao pilar social a estratégia ESG da empresa, que também se refere às práticas ambientais e de governança.

Um exemplo dos esforços de diversidade na VWCO é o desenvolvimento do programa Novos Horizontes. A iniciativa, criada em 2011, consiste na contratação de pessoas com deficiência sem formação acadêmica, com o financiamento de seus estudos para graduação.

A montadora também conta com um comitê de pluralismo e inclusão, além de grupos de afinidade, para promover debates sobre equidade de gênero, raça, gerações, diferentes orientações sexuais e pessoas com deficiência no ambiente corporativo, juntamente com ações concretas. 

A VWCO também aderiu ao Pacto Global das Organizações das Nações Unidas (ONU). Para tanto, se comprometeu em manter seu empenho em integrar às práticas e estratégia os dez princípios do Pacto Global, em prol da sustentabilidade, com destaque aos direitos humanos, meio ambiente, trabalho e combate à corrupção.